Reunião de produtores culturais e gestores públicos na FCC discute cronograma do programa Pontos de Cultura de Santa Catarina

Na reunião dos Pontos de Cultura, dia 13 de fevereiro de 2014, na Fundação Catarinense de Cultura, os participantes tiraram dúvidas sobre a renovação dos convênios, discutiram o destino da aplicação dos rendimentos e falaram sobre a necessidade de receberem capacitação para montagem de projetos, oficinas de empreendedorismo, gestão e economia criativa.

Estiveram presentes no encontro Carol Freitas, Coordenadora do Programa Pontos de Cultura da FCC,  Mery Garcia, Diretora de Difusão Artística da FCC e Marcelo D´Avila, do escritório do Ministério da Cultura recém aberto em Florianópolis. Na representação dos Pontos de Cultura, Eduardo Millioli (Multiplicando Talentos – Criciúma), Ubiratan Costa dos Santos e Sibelly Cristine Cabral Mendes dos Santos (Nossa Arte – Itajaí), Maria de Lourdes Fernandes (Teatro Circula-Dô – Lages), Daiane Frigo (Tom sobre tom – Formosa do Sul), Gilson Máximo (No rumo de São João Maria – Lages), Maria do Carmo (Belli Balli – Blumenau), Chico Rocha (Baleeira – Florianópolis) e Thiago Skárnio (Pontão Ganesha).

Deliberações

A vigência do convênio entre o governo de Santa Catarina e o Ministério da Cultura encerra em 2015. Na maioria dos casos, Estados que pretendem renovar a parceria com o Governo Federal precisam aguardar a prestação de contas. Sendo que Santa Catarina sinalizou a possibilidade de abertura de um novo edital para mais 180 Pontos de Cultura ainda este ano, os participantes da reunião elencaram para si a missão de articular encontros entre o governo catarinense, MinC e até o Ministério das Relações Institucionais para tratar da possibilidade de reconveniamento antes do término do atual convênio. Já existem precedentes, como no caso de São Paulo e da Bahia. Os representantes dos Pontos de Cultura de Santa Catarina contam com a vontade política dos gestores federais e estaduais para a ampliação da Rede Cultura Viva Catarinense.

Quanto aos rendimentos, são R$ 1.400.000,00. Os recursos devem ser utilizados até fevereiro de 2015. Foi proposta na reunião a realização do Circuito Cultura Viva, composto por quatro encontros Artístico Culturais organizados nas macrorregiões de Santa Catarina: 1. Extremo Oeste, Oeste, Serra; 2. Alto, Médio Vale e Norte; 3. Sul e Litoral; 4. Encontro em Florianópolis (com participação de todos os Pontos de Cultura).

Serão cobertas as despesas com passagens aéreas, alimentação e hospedagem de 54 delegados representantes de Pontos de Cultura em atividade no Estado para a Teia Nacional.

A Teia será realizada em Natal, Rio Grande do Norte, de 19 a 24 de maio de 2014. Também serão financiadas a ida e a volta da Teia em Natal para os 23 delegados eleitos no 3º Fórum dos Pontos de Cultura de Santa Catarina, realizado em setembro de 2013.

O anseio por atividades de capacitação para participação de editais e gestão de recursos foi manifestado no encontro. “A qualificação dos proponentes possibilita que a competição seja justa”, defendeu Sibelly Cristine, de Itajaí. “A diferença de linguagem acaba atrapalhando. Alguns projetos servem como exemplo da ingenuidade de quem os apresenta”, expõe Maria de Lourdes, do Teatro Circula-Dô.

Para essas atividades de qualificação, Marcelo D’Avila sugeriu que sejam batalhadas parcerias com entidades educacionais, universidades e fundações, como o SESC e a Fundação Getúlio Vargas.  A capacitação também pode ser realizada por intermédio de programas de ensino técnico, como o Pronatec, via Ministério da Cultura.

Confira o relato da reunião publicado no blog dos Pontos de Cultura de Santa Catarina: