Durante reunião na última quarta-feira (10/07), em Brasília, foi aberta uma instância de diálogo permanente entre a sociedade civil e o Ministério das Comunicações (MiniCom) para debater as políticas públicas para o setor das comunicações.
Convocada inicialmente para tratar das políticas da Banda Larga no país, a reunião resulta de uma serie de tentativas de diálogo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e de entidades que integram a campanha “Banda Larga É um Direito Seu!“, com o MiniCom.
Em abril, quando aconteceu o último encontro, o representante da Secretaria Geral da Presidência da República já havia se comprometido a apresentar uma proposta de diálogos com a sociedade civil, objetivando debater a universalização da internet. A reunião de última quarta ampliou os temas, abrindo espaço para se discutir, também, temas como a aprovação da democratização da comunicação, o Marco Civil da Internet, Cidadania Eletrônica, Direitos Autorais, Radiodifusão e Comunicação Pública, temas que serão elencados de acordo com o planejamento estratégico do MiniCom.
A reunião deixou aberta também a possibilidade de se estabelecer dialogo com a presidente Dilma Roussef sobre três questões centrais: regulamentação da democratização da comunicação, a infraestrutura das telecomunicações e a privacidade na internet.
A próxima reunião foi marcada para 30 de julho, e cabe à Secretaria Executiva da Presidência a mediação dos diálogos.