Ponteiros vão a Brasília e discutem futuro do Cultura Viva

Foram quatro dias repletos de uma intensa e variada programação, que chamava atenção para a continuidade, avanço e ampliação do Programa Cultura Viva. A Marcha Nacional dos Pontos de Cultura levou a Brasília mais de 280 representantes de pontos de cultura, vindos de 17 estados brasileiros.

Eram, na verdade, 284 ponteiros, que se deslocaram até Brasília com recursos próprios, e entre encontros com a Secretária Marta Porto e com a equipe da Secretaria de Cidadania Cultural, audiência com a ministra Ana de Hollanda e mobilizações junto a representantes do Congresso Nacional, movimentaram a capital federal, não apenas reivindicando o fortalecimento de um Programa que se mostrou vitorioso nos últimos oito anos, mas também cobrando o cumprimento de compromissos assumidos pela gestão anterior.

E essas cobranças não diziam respeito apenas aos pagamentos de prêmios e editais, mas também ao posicionamento da atual gestão em relação à Lei Cultura Viva e aos rumos políticos de uma proposta de ação que tem como conceitos básicos autonomia, protagonismo, participação política e articulação em rede, destacando, respeitando e valorizando a diversidade cultural brasileira.

O encontro rendeu, além de imagens valiosas, relatos bastante claros e emocionados (confira nos links abaixo). Ficou registrada, também, uma significativa declaração da ministra: “Eu também desejo ver atendidas todas as reivindicações feitas aqui, mas peço a colaboração de vocês para podermos caminhar …”, disse Ana de Hollanda no dia 25, durante encontro no Congresso Nacional, que teve que abrir suas portas a todos os participantes da Marcha – foi decisão dos ponteiros: ou entrarim todos ou não entraria ninguém. Então, em uma sala onde caberiam 100 pessoas, 284 representantes de pontos de cultura de boa parte do País se ajeitaram, e tiveram a oportunidade de ouvir e falar, dando início a um necessário e esperado diálogo, no qual a cultura é o ponto central.

Na ocasião foi entregue à ministra o Manifesto dos Pontos de Cultura, e protocolada uma carta indicando nomes para compor as comissões de acompanhamento dos editais do Prêmio Areté e dos Pontões de Cultura. O documento solicita também outras informações à SCC. (confira os links)

Nos dois últimos dias da Marcha, aconteceu a reunião da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura para avaliação das atividades e debate sobre as próximas ações do Movimento.

CONFIRA:

Manifesto lido na reunião com a ministra: http://pontosdecultura.org.br/noticias/manifesto-dos-pontos-de-cultura

A carta protocolada: http://pontosdecultura.org.br/noticias/cnpdc-protocola-carta-no-minc

Relato da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura: http://pontosdecultura.org.br/noticias/relato-da-caravana-dos-pontos-de-cultura-a-brasilia