Durante esse período, com uma equipe reduzida e mantida com recursos próprios da Associação Cultural Alquimídia (proponente do projeto), além do auxílio de outras entidades parceiras, o Ganesha continuou atuando em algumas áreas. Não foram interrompidas, desde então, a manutenção dos sites hospedados em seu provedor e a publicação de eventos e programações culturais. O desenvolvimento tecnológico também teve continuidade, assim como a articulação de políticas públicas para o fortalecimento da cultura no Brasil.
Entretanto, somente agora, com o reinício das atividades em sua integralidade, o Pontão volta a atender de forma eficaz os pontos de cultura de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, promovendo a articulação entre entidades e comunidade cultural do Sul do Brasil, ao divulgar informações, facilitar e capacitar a comunicação em rede. Essas atividades caracterizaram a atuação do Pontão Ganesha de Cultura Digital desde 2009, quando foram iniciadas suas atividades, a partir do primeiro repasse de recursos do edital do Programa Cultura Viva.
De acordo com Thiago Skárnio, responsável pela coordenação do Projeto, o Ganesha passa a adotar uma identidade visual diferenciada, que também funciona como uma forma de delimitar o fim de uma etapa e o começo de uma nova fase. “O Pontão tinha a palavra projeto no seu nome em 2009 justamente porque era uma espécie de laboratório. Esses dois anos de interação com as redes foram fundamentais para lapidar o conceito do Ganesha. O Pontão foi remodelado a partir da observação das demandas da comunidade dos Pontos de Cultura”, explicou Skárnio. A ideia é otimizar a comunicação e estabelecer uma intensa troca de informações com entidades e pessoas envolvidas, de uma maneira que facilite atender os pontos em suas reais necessidades, de forma adequada e satisfatória para todos os participantes do processo.
Além da comunicação e articulação em rede, o Pontão Ganesha volta a realizar o acompanhamento de eventos fora de Florianópolis e das atividades do Programas Cultura Viva, mantendo atualizada a divulgação da agenda de eventos locais, regionais e nacionais, e sua cobertura.
ESTRUTURA DO PONTÃO
Nessa nova etapa de atuação, o Ganesha desenvolve suas atividades em quatro frentes de atuação: Tecnologia, Instrumentalização, Produção de Conteúdo e Animação de Redes. São “setores” diferentes, que trabalham de forma integrada e coesa, garantido a manutenção contínua das atividades e o cumprimento da proposta do Pontão.
A área tecnológica é responsável, essencialmente, pela manutenção de blogs e sites, fornecendo apoio técnico à publicação nas redes sociais. Além disso, disponibiliza suporte técnico aos pontos de cultura e trabalha, também, com o desenvolvimento de games.
Em relação à comunidade dos pontos de cultura, a Instrumentalização é responsável pela realização da oficinas. Nesse novo modo de atuação do Ganesha, as oficinas serão ativadas de acordo com a necessidade dos pontos. Internamente, a Instrumentalização mantém conexão direta com as áreas tecnológica e de Produção de Conteúdo.
As áreas de Produção de Conteúdo e Animação de Rede dão, ao mesmo tempo, visibilidade e suporte uma à outra. Enquanto a equipe de produção de conteúdo elabora material relacionado à cultura e às atividades dos pontos para publicação no site, na rede e na revista do Pontão, fornece pautas e material de trabalho para a Animação de Rede, que, por sua vez, mantém atualizadas as informações sobre o Ministério da Cultura e suas ações, e atividades de pontos de cultura. A Animação de Redes provoca e mantém toda a movimentação e circulação de informações nas diversas redes sociais e sites relacionados à cultura.
Toda essa estrutura do Ganesha foi pensada e aperfeiçoada para atender as necessidades de comunicação e divulgação do próprio Pontão e dos pontos de cultura, mantendo um canal de comunicação aberto e direto com o MinC e entidades culturais, especialmente do Sul do Brasil.