O Pontão Ganesha, iniciativa da Associação Cultural Alquimídia e Ministério da Cultura, voltado para a difusão da produção cultural e cultura digital no país, participa simultaneamente de ambos.
Durante o Campus Party, a equipe de desenvolvedores do Ganesha ficará atenta e tuitando as novidades da tecnologia e as atividades do Fórum da Cultura Digital Brasileira, dentro do próprio Campus.
No Fórum Social Mundial (FSM), a equipe de comunicadores do Pontão cobrirá a conhecida e diversificada programação, que inclui seminários, apresentações artísticas e atividades auto-gestionadas por entidades e movimentos sociais, como o “Diálogo Interplanetário de Cultura Livre”, articulado pelo movimento Música Para Baixar.
Além de cobrir o FSM, o Pontão Ganesha é o proponente de muitas atividades da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), como as “Rodas de Prosa Cultura e Comunicação: ações colaborativas para políticas públicas”. Estes eventos apresentam experiências de Pontos de Cultura de todo o país e acontecem nos dias 27 e 28, entre 9h e 12h, na Fundação Cultural de Canoas (antiga Estação Ferroviária – Centro).
A proposta das Rodas de Prosa é mostrar como o diálogo entre governo e sociedade deixa entrever uma outra forma de construção de políticas públicas, consolidadas a partir da ligação intrínseca entre Cultura e Comunicação. No dia 27, a roda de prosa tem como tema “Pontos de Cultura e gestão compartilhada: outro mundo possível na gestão cultural”. O evento contará com a presença do Secretário de Cidadania Cultural Célio Turino, que também anunciará os Editais 2010 a serem lançados pela SCC/MinC. Também são convidados para a conversa Jefferson Assunção, Secretário de Cultura de Canoas, Jussara Cony, Superintendente do Grupo Hospitalar Conceição e gestora da Rede Cultura e Saúde, Darlene Barboza Kopinski, representante dos Pontos de Cultura do Paraná e Thiago Skarnio, do Pontão Ganesha de Cultura Digital.
A cobertura do Ganesha no Fórum Social Mundial conta com a parceria da Ciranda da Informação Independente, da Rede Abraço de Rádios Comunitárias e do site SARCÁSTiCOcomBR (também presente no Campus Party), além de vários colaboradores independentes.