Palestra discute boas práticas na elaboração de projetos culturais

Dados do Ministério da Cultura apontam que 80% dos projetos aprovados pela Lei Rouanet no Brasil não conseguem sair do papel por dificuldades na captação de recursos por meio de incentivo fiscal. Atenta a essa realidade, que acaba se refletindo também em nível local, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) promove a palestra ‘Boas Práticas na Elaboração de Projetos Culturais’, nesta quinta-feira (12/05), às 14h, no Forte Santa Bárbara, com o professor e administrador Leandro Schmitz. O evento gratuito é dirigido a artistas, produtores e demais agentes culturais interessados em aperfeiçoar a apresentação de propostas nessa área, aumentando as chances de sucesso. 

Em pauta, dicas sobre como estruturar um projeto cultural adotando alguns cuidados para torná-lo atraente ao incentivador, além de orientações sobre a apresentação, elaboração da planilha orçamentária e detalhamento do cronograma físico-financeiro, entre outros temas. “Essas informações vão auxiliar os proponentes para habilitação tanto à Lei Rouanet, quanto à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com maior possibilidade de êxito”, explica o gerente de Promoção Cultural e Projetos da FCFFC, Ademir dos Santos.

A capacitação do segmento cultural é uma das apostas da Fundação Franklin Cascaes para ampliar os investimentos no setor, incentivando o diálogo entre quem faz e quem financia a cultura no município. Em 2009, foi criada uma gerência específica para promoção de ações de fomento à produção artística, atendimento aos proponentes culturais, além de acompanhamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, editais e outros mecanismos de financiamento de projetos.

Periodicamente, a gerência realiza reuniões internas para discussão e aprimoramento de rotinas de trabalho e também vem atuando na promoção de cursos, simpósios, seminários e palestras envolvendo funcionários que atuam na área, classe artística, produtores culturais e empresários da cidade.  “Acreditamos que é preciso quebrar a resistência do empresariado local, que tradicionalmente não tem a prática de investir em cultura, muitas vezes por falta de informação. Precisa haver um trabalho pedagógico permanente. É o que estamos fazendo”, ressalta o gerente.

SERVIÇO

O Quê: Palestra discute boas práticas na elaboração de projetos culturais – Palestra com Leandro Shimitz
Quando: Quinta-feira (12/5) – 14h
Informações: 48 3324-1415
Quanto: gratuito