Jornalismo Cidadão para adolescentes de Sombrio

Depois de participarem da oficina de Thot (sistema de gerenciamento de conteúdo desenvolvido pela Alquimídia.org de suporte para sites) em abril de 2009 e criarem um portal próprio, os adolescentes do Ponto de Cultura Açor Sul Catarinense, de Sombrio, voltaram à sede do Pontão de Cultura Digital Ganesha para aprender como transformar informação em notícia no minicurso de Jornalismo Cidadão.

Com duração de quatros horas, a oficina discute a importância do jornalismo comunitário e dá noções de como fazer uma entrevista, do que é notícia e porque divulgá-la. Além disso, explica o que é a pirâmide invertida e as diferenças entre o lead clássico e o lead literário. Os alunos também ficam sabendo um pouco mais sobre ferramentas colaborativas, direitos autorais e como usar as licenças Copyleft e Creative Commons.

Ao final, o grupo colocou em prática o que aprendeu. Cada um escreveu um lead sobre o aniversário de dez anos do Grupo Açor Sul, evento que estava para acontecer no final de maio. A oficineira Juliana Bassetti ficou surpresa com a qualidade dos textos. “Eles entenderam, exatamente, o que exercício propunha. Escreveram com clareza, colocaram todas as informações, tudo sem deixar de lado o estilo próprio de escrita que cabe a cada um e que tanto valorizamos durante a oficina”, conta.

O próximo passo dos adolescentes do Açor Sul é produzir textos para o site que já está pronto. ”Assim eles vão exercer a prática da escrita e ver o resultado publicado na rede”, completa Juliana.