Coleção Viva Cultura Viva é lançada com o objetivo de fomentar e ampliar a reflexão sobre a cultura

Os vídeos reúnem entrevistas e debates com profissionais de diversas áreas da cultura e estão disponíveis no site www.vivaculturaviva.org.br. O site também apresenta uma seção com conteúdos sobre Gestão Cultural.

A Coleção Viva Cultura Viva integra o projeto Prêmio Cultura Viva – Formação, uma iniciativa do Ministério da Cultura – MinC, com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec. Composta por 11 vídeos (5 minutos cada um), seis debates (20 minutos cada um) e o site, a Coleção Vi va Cultura Viva tem por objetivo difundir conceitos e promover reflexões sobre questões contemporâneas relacionadas ao campo da cultura em suas diferentes dimensões, como por exemplo, o processo criativo, as artes, a educação, a sustentabilidade, as redes sociais e a participação cidadã.

Para a produção dos vídeos e dos debates foram gravados depoimentos e reflexões de profissionais relevantes em suas áreas de atuação como Alfredo Manevy, Ana Carla Fonseca, Antônio Augusto Arantes, Bernardo Toro, Célio Turino, Danilo Santos de Miranda, Gilberto Gil, Guti Fraga, Jailson de Souza e Silva, Juca Ferreira, Lala Deheinzelin, Ladislau Dowbor, Marta Porto, Renato Janine Ribeiro e Teixeira Coelho, entre outros.

Para a superintendente do Cenpec, Carminha Brant, os conteúdos apresentados pela Coleção Viva Cultura Viva não pretendem esgotar os temas propostos, mas sim estimular uma reflexão sobre questões contemporâneas do campo da cultura. O site foi pensado como uma ferramenta estratégica de difusão dos vídeos e debates, ampliando o acesso que a tiragem dos DVDs não alcança.

Um diferencial da Coleção Viva Cultura Viva está em seu website www.vivaculturaviva.org.br, que além dos vídeos e debates apresenta uma seção destinada ao tema Gestão Cultural e um Saiba Mais com informações complementares sobre os temas tratados em cada um dos vídeos.

Na seção Gestão Cultural o internauta tem acesso a uma apostila que apresenta subsídios para os processos de concepção, planejamento, elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos culturais. Com esse material pretende-se contribuir para o trabalho de gestores culturais, assim como fornecer material de apoio para a formação de agentes culturais.

Confira abaixo a sinopse dos vídeos e debates.

Sinopse dos vídeos

Vídeo 1: O que é Cultura?

Depoimentos: Alfredo Manevy, Danilo Santos de Miranda, Gilberto Gil, Juca Ferreira e Renato Janine Ribeiro.

A definição de cultura é múltipla. Nesse vídeo, personalidades debatem e apontam reflexões variadas sobre o tema. Desde o conceito primário da palavra ‘cultura’, com ligação ao cultivo, até a distinção do significado de cultura a partir do século XX.

Vídeo 2: Programa Cultura Viva

Depoimentos: Célio Turino, Gilberto Gil, Juca Ferreira e Alfredo Manevy.

O vídeo apresenta uma reflexão sobre o Programa Cultura Viva, criado em 2004 na gestão de Gilberto Gil, com o objetivo de ‘desesconder’o Brasil e potencializar as energias criadoras do povo brasileiro. ‘Que acontece quando se solta uma mola comprimida, quando se liberta um pássaro, quando se abrem as comportas de uma represa’. – Gilberto Gil

Vídeo 3: Cultura e Cidadania

Depoimentos: Alfredo Manevy, Bernardo Toro, Danilo Santos de Miranda, Marta Porto e Oscar Vilhena Vieira.

Como a cultura se relaciona com as noções de cidadania e direitos? O Estado tem a responsabilidade de proporcionar acesso à cultura para todos os integrantes de uma comunidade. Essas e outras questões são abordadas nesse vídeo.

Vídeo 4: Cultura e Sustentabilidade

Depoimentos: Alfredo Manevy, Danilo Santos de Miranda, Ladislau Dowbor, Marcos Arruda e Marta Porto.

Esse vídeo questiona como garantir que as intervenções feitas pelo homem sejam pensadas, planejadas e cuidadosas. Qual é o modelo de desenvolvimento que buscamos? Como a cultura pode contribuir para esse desenvolvimento? É preciso qualificar o desenvolvimento de uma sociedade, posicionando a cultura de forma estratégica.

Vídeo 5: Cultura e educação

Depoimentos: Alfredo Manevy, Célio Turino, Danilo Santos de Miranda, Juca Ferreira, Ladislau Dowbor, Gilberto Gil e Maria Alice Setubal.

A cultura é parte essencial da educação e deve ser pensada de forma ampla. A educação vai além de um repasse sistemático de conhecimento e deve ser transmitida como algo em permanente transformação. Os diferentes diálogos e contradições do mundo contemporâneo devem estar inseridos no ato de educar.

Vídeo 6: Cultura e Liberdade

Depoimentos: Celso Favaretto, Danilo Santos de Miranda, Gilberto Gil e Renato Janine Ribeiro.

A cultura lida com a criação de novas formas de vida. Como o homem se expressa? O conhecimento, o imaginário, o simbólico e a cultura trazem ao ser humano o reconhecimento de si e do outro. A experiência cultural modifica o indivíduo no sentido de ampliar o olhar para o significado de liberdade.

Vídeo 7: Cultura e Arte

Depoimentos: Alfredo Manevy e Danilo Santos de Miranda.

As artes têm papel decisivo dentro da cultura. Trabalhar a idéia da cultura enquanto fenômeno da criação, do imaginário, da arte. Como a expressão das manifestações artísticas interfere no cotidiano das pessoas?

Vídeo 8: Cultura, Encontros e Diálogos

Depoimentos: Maria Alice Setubal, Marcos Arruda, Marta Porto e Oscar Vilhena Viera.

A diversidade brasileira possibilita a criação de novas formas de expressão. A cultura tem a possibilidade de levar ao indivíduo o reconhecimento e a compreensão de que ele tem algo a produzir e contribuir para com seu contexto social e histórico.  ?O diálogo entre as culturas é fundamental para fazer com que a riqueza do todo seja ainda maior do que as somas das várias culturas.? ? Marcos Arruda

Vídeo 9: Cultura Digital

Depoimentos: Alfredo Manevy, Danilo Santos de Miranda, Gilberto Gil e Ladislau Dowbor.

O acesso à informação e a facilidade na comunicação criaram uma nova era civilizatória. A tecnologia sempre teve impacto revolucionário na cultura, mas hoje permite trocas inéditas entre os indivíduos. O desafio: preservar esse potencial e preservá-lo plenamente.

Vídeo 10: Redes Sociais

Depoimentos: Célio Turino, Chico Simões, Cláudia Castro, Danúbio Silva, Lu Cachoeira, Raimundo Nonato Chacon e TC.

O vídeo apresenta uma discussão sobre o intercâmbio de idéias, de informações e de experiências a partir das chamadas redes sociais, que têm importância fundamental para as sociedades contemporâneas.

Vídeo 11: A Teia

Depoimentos: Alexandre Santini, Augusto Boal, Célio Turino, Chico Simões, Danúbio Silva, Gilberto Gil, Juca Ferreira, Marcio Griô e Regina Barbosa.

Esse vídeo retrata a Teia, evento considerado como o maior encontro da diversidade cultural brasileira, uma grande celebração de iniciativas culturais que tem por objetivo consolidar as ações do Programa Cultura Viva, refletir sobre as ações dos Pontos de Cultura e avançar na organização dos mesmos.

Saiba mais sobre as personalidades que colaboraram nos depoimentos da Coleção Viva Cultura Viva:

Alfredo Manevy, Secretário Executivo do Ministério da Cultura.
Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano.
Célio Turino, Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.
Celso Favaretto, filósofo e professor da Universidade de São Paulo/USP.
Danilo Santos de Miranda, sociólogo, filósofo e Diretor Regional do SESC São Paulo.
Gilberto Gil, cantor, compositor e ex-ministro da Cultura.
Juca Ferreira, Ministro de Estado da Cultura.
Ladislau Dowbor, professor de Economia da PUC/SP.
Maria Alice Setubal, socióloga e diretora-presidente do Cenpec.
Marcos Arruda, socioeconomista, educador e coordenador do PACS.
Marta Porto, jornalista especialista em políticas culturais.
Oscar Vilhena Vieira, professor da FGV e Diretor da Conectas Direitos Humanos.
Renato Janine Ribeiro, filósofo e professor da Universidade de São Paulo/USP.

Sinopse dos debates

Debate1 – Cultura e Sustentabilidade

Debatedores: Ana Carla Fonseca, economista especializada em economia da cultura e desenvolvimento e Marta Porto, jornalista e especialista em políticas culturais.
Mediador: Lala Deheinzelin, especialista em economia aplicada a futuros desenvolvimentos

O debate aborda o valor da cultura na discussão do tema da sustentabilidade e o seu papel como ‘difusora de liberdade’. A idéia sustentável é inserida como movimento de mudança, de cooperação. Por meio de economias solidárias e de consumo responsável há o espaço necessário para criar um novo paradigma nos modelos de desenvolvimento?

Debate 2 – Cultura e Educação

Debatedores: Alcione Araújo, escritor, dramaturgo, roteirista de cinema e TV e Maria Helena Pires Martins, professora de políticas culturais da USP
Mediador: Adriano Nogueira, consultor do MinC/PNUD-ONU e Instituto Paulo Freire

Como agregar cultura à educação e trazer o indivíduo para participar da vida cultural da comunidade beneficia a formação de valores? Qual é o papel da educação na formação de público e de consumidores de cultura? Pensar a escola além de seus muros.

Debate 3 – Arte e Pensamento

Debatedores: Aimar Labaki, dramaturgo, diretor, ensaísta, tradutor e novelista e
Guti Fraga, diretor artístico e fundador do grupo Nós do Morro
Mediador: Lala Deheizelin, especialista em economia aplicada a futuros desenvolvimentos

A autonomia e a liberdade artística dentro do contexto socioeconômico brasileiro. As produções multiplicadoras dentro das comunidades. Por meio das palavras dos criadores, artistas e inventores, um panorama da cena artística brasileira e a ideia da inclusão da cultura como libertadora de conceitos e saberes pré-estabelecidos.

Debate 4 -Tradição, Memória e Ruptura

Debatedores: Antônio Augusto Arantes, antropólogo especialista em patrimônio cultural e Teixeira Coelho, professor da USP e curador do MASP
Mediador: TT Catalão, jornalista e consultor PNUD-ONU

A relação da cultura como recuperação do passado. A arte como forma de revolução cultural. Transmissão da cultura e preservação dos bens considerados fundamentais para a afirmação da identidade. O papel das políticas públicas na reconstrução e ressignificação das práticas tradicionais.

Debate 5 – Cultura Digital e Novas Gramáticas

Debatedores: André Parente, professor e pesquisador em comunicação da UFRJ
Marcello Dantas, curador e designer de exposições
Mediador: André Vallias, poeta e produtor de mídia interativa

Vivemos em um momento no qual os modelos devem ser reinventados: modelos de linguagens, modelos de pensamento e de usos para as novas gramáticas que a cultura digital possibilita. Existe uma especificidade do digital? Onde está essa especificidade? Por que pensar essa especificidade no momento em que não apenas no campo da arte, mas no campo da cultura, as pessoas começaram a pensar a cultura como algo que é múltiplo e não necessariamente específico?

Debate 6 – Redes Sociais e Comunicação

Debatedores: Jailson de Souza e Silva, educador e fundador do Observatório de Favelas – RJ; Rogério da Costa, professor da PUC-SP e coordenador do LINC da PUC-SP
Mediador: Claudio Prado, Laboratório Brasileiro de Cultura Digital

A possibilidade de criar uma nova realidade com diferentes tempos e espaços, onde o cotidiano adquire novo aspecto. Qual a importância das redes sociais na sociedade contemporânea? Como minimizar os riscos apresentados pelas tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s) para a preservação e manutenção das culturas locais?

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Marra Assessoria de Comunicação – (11) 3258-4780
Paulo Marra: marra@paulomarra.com.br
Marcelo Prado: prado@paulomarra.com.br
Site: www.paulomarra.com.br