Campus Party Brasil 2010 começa em 25 de janeiro
A terceira edição do evento reunirá cerca de 6 mil internautas de todo o país em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer
São Paulo será a sede mais uma vez do maior encontro mundial das comunidades da internet, a Campus Party 2010. Na semana de 25 a 31 de janeiro, cerca de seis mil internautas de todo o país se encontrarão para participar da terceira edição da grande festa que reúne pessoas apaixonadas por tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede.
Durante uma semana, os participantes da Campus Party se mudam com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento, no Centro de Exposições Imigrantes. Lá, encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer, higiene, segurança, alimentação e tecnologia.
A exemplo do que aconteceu em 2009, os participantes terão a disposição uma rede com a super velocidade de 10GB, fornecida pela Telefônica, e conviverão em meio uma agenda intensa, com oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer, em quatro zonas temáticas: Ciência, Criatividade, Entretenimento Digital e Inovação.
Participam do evento estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e milhares de visitantes. Todos buscam as últimas novidades tecnológicas, a troca livre de conteúdos e o compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital. É um público de vanguarda, que antecipa o futuro da nova economia e os caminhos da tecnologia da informação.
O evento está com inscrições abertas no site www.campus-party.com.br para todos que têm interesse em compartilhar conhecimento, trocar experiências e realizar todo tipo de atividade relacionada à tecnologia e internet interativa.
Campus Party Brasil 2010 apresenta as novidades
Campus Party Brasil 2010, que acontece de 25 a 31/01, em São Paulo, vai promover 24horas por dia de atividades e conteúdos que vem sendo escolhidos pelos campuseiros em sinergia com a organização do evento
Em sua terceira edição, a Campus Party Brasil inovou no processo de escolha da programação. A organização do evento ouviu as sugestões e opiniões dos campuseiros e líderes de comunidades sociais para elaborar a grade de programação de conteúdo da edição 2010.
“Para a Campus Party 2010, queremos oferecer atividades dos mais variados assuntos sobre o mundo digital e promover um grande diálogo entre todos os segmentos da web brasileira. Para isso, estamos consultando as pessoas que mais tem interesse e conhecem do assunto: o público da internet”, afirma Marcelo Branco, diretor-geral do evento.
Os temas foram divididos em quatro zonas: Ciência, Criatividade, Entretenimento Digital e Inovação. Inseridos nesses espaços, a Campus Party Brasil vai oferecer 24 horas de atividades durante uma semana e reunirá as principais comunidades de software livre, desenvolvedores, modding, games, design, fotografia, vídeo, música, entre outras.
Tendências
“A Campus Party mostra o que vem por aí”, destaca Sergio Amadeu, diretor de conteúdos do evento. Um dos temas de destaque esse ano é a Realidade Aumentada, uma área de pesquisa que estuda a combinação da realidade com o virtual. “Isso vai mudar o ambiente urbano”, afirma.
Outra tendência que será apresentada no evento diz respeito ao que Amadeu denominou de “nova transparência”, numa referência ao processo de “mineração de dados” que pode ser utilizado para diversos fins, inclusive para a fiscalização dos governos, como já começou a ser implantado nos Estados Unidos.
Momento Telefônica
O Momento Telefônica é o ponto alto da programação da Campus Party e sempre conta com a participação de grandes nomes. Para esta edição, o evento trará ao Brasil Scott Goodstein, o guru da campanha de Barack Obama nas eleições presidenciais, que discutirá Política nas Redes Sociais.
Outro nome de peso é Kevin Mitnick, que ficou famoso por obter o acesso não autorizado a sistemas, muitas vezes os mais resistentes já desenvolvidos, em algumas das maiores corporações do planeta. Ele participará da cerimônia de abertura e ministrará palestra com o tema “a arte de enganar”.
O brasileiro Marco Figueiredo, pesquisador há 17 anos do Centro de Vôos Espaciais Goddard, da NASA, fará palestra sobre exploração espacial livre: developspace.net e a luta pelo conhecimento aberto.
O Momento Telefônica também traz Lawrence Lessig, um dos fundadores do Creative Commons, professor na faculdade de direito de Stanford e um dos maiores defensores dos licenciamentos livres para a distribuição de bens culturais, à produção de trabalhos derivados (criminalizadas pelas leis atuais), e do fair use.
David Neeleman, filho de americanos nascido no Brasil, começou sua vida profissional como agente de viagens. Pouco depois, fundou sua primeira companhia aérea, a Morris Air, onde Neeleman e sua equipe implantaram pela primeira vez o sistema de E-Tkts, uma idéia revolucionária para a aviação. David implementou a Live TV (sistema de TV ao vivo especialmente desenhado para aviões) e teve participação direta na Open Skies (companhia voltada para a administração de receita, recursos e reservas com base na internet). Em 2008, criou no Brasil a Azul Linhas Aéreas, companhia que usa exclusivamente E-Jets da Embraer.
TC, líder tecnológico quilombola, e Anápuáka Muniz Tupinambá Hã-hã-hãe, o índio conectado do projeto Web Brasil Indígena, conversam com Marcelo Tas sobre as mudanças que estão acontecendo na Internet nos últimos anos (explosão das redes sociais, presença maior das classes C e D/E, ativistas online das comunidades tradicionais, enfim os novos fenômenos na rede).
Ainda, o Momento Telefônica apresenta uma mesa-redonda sobre as ações de inovação no uso de tecnologia na educação, especialmente na área de mobilidade com a participação de Federico Casalegno (diretor do Mobile Lab do MIT – EUA) e Rogério da Costa (professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica e do Departamento de Ciências da Computação da PUC-SP).
Campus Futuro
O que o futuro nos reserva? Essa é a proposta do Campus Futuro, apresentar ao cidadão do presente as tendências tecnológicas.
Na exposição dessa edição da Campus Party, a Campus Futuro apresenta o robô Probo, uma bichinho imaginário capaz de entender gestos e expressões faciais e está sendo utilizado em hospitais para entreter crianças em tratamento. A exposição também mostra instalações interativas, como o Flick Flock, que reflete as interconexões entre corpo e espaço. O ambiente recria o espaço urbano digital onde vivemos, para permitir uma experiência imersiva sobre o papel do corpo físico como veículo de expressão e armazenamento de informações.
Já com o SoundWalk, o usário pode transformar uma sala vazia e pouco aproveitada em uma grande plataforma interativa para a produção musical. O jogador se diverte enquanto cria músicas a partir da sua interação junto ao espaço físico. Para isso, basta uma câmera de sinal infravermelho capaz de detectar as posições dos espectadores no local analisado
E que tal experimentar o Emotiv EPOC? Ele é um headset que capta os sinais neurais, os processa e realiza a transmissão dos mesmos para os mais diferentes usos: deficientes físicos podem mover suas cadeiras de rodas com o pensamento, gamers podem jogar sem joysticks, músicos podem compor sem precisar escrever, pesquisadores podem obter reações instantâneas sobre produtos ou experimentos e outras infinitas possibilidades.
Ainda, o público poderá testar sua habilidade como metaleiros com o jogo Headbang Hero. Neste jogo, o usuário poderá, literalmente, joga com seus cabelos – na verdade, uma peruca sem fios e com sensores de movimento. Basta chacoalhar a cabeça enquanto dança heavy metal, sem se preocupar com possíveis lesões, e fazer muitos pontos
A Campus Futuro também realiza o sonho de todo grafiteiro: uma parede que infinita com um spray que nunca se acaba. Isso graças ao WiiSpray, uma interface que rompe as barreiras físicas da pintura no mundo real, levando a arte urbana do grafite ao universo virtual.
A Campus Futuro é uma área aberta ao público e tem entrada franca.
Campus Fórum
Na maior festa mundial de comunidades e redes sociais da internet foi criado um novo espaço para pensarmos sobre o futuro e desenvolvimento estratégico da web. Será um espaço para reflexões, debates, diálogos e aproximações entre todos os segmentos que movimentam a rede mundial de computadores: internautas defensores dos direitos civis, administrações públicas, legisladores, empresas privadas e desenvolvedores de tecnologia.
Nesta primeira edição do Campus Fórum, que acontecerá no Brasil, foram priorizados quatro grandes eixos temáticos que já estão em voga entre os internautas brasileiros. São eles: Plano Nacional de Banda Larga (Vamos “bandalargar” o Brasil!), com a presença do rapper MVBill, um dos fundadores da ONG Central Única das Favelas (CUFA); Reforma do direito autoral; Marco Civil de direitos na Internet; e Direitos Humanos na Internet, que conta com o apoio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos – Presidência da República – e Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB).
Destaques da Programação
Modding
Construindo Antena Wireless – Nesta oficina o campuseiro aprenderá a construir uma antena para melhorar o sinal wireless utilizando materiais simples e baratos.
Campeões Mundiais de Modding – Palestra com os Modders/Campuseiros vencedores do Campeonato Mundial de Modding.
Pinturas Especiais – Oficina vai mostrar as técnicas e os segredos dos estilos mais cobiçadas no mundo da customização.
Quebra de Recorde – Overclock Extremo – Mais uma eletrizante tentativa de quebra de recorde mundial de Overclock ao vivo.
Blog
Case Jovem Nerd – Em 2009, “eles” foram responsáveis pelo painel mais movimentado da Campus Party, ganharam todos os prêmios possíveis para um podcast no Brasil e alguns no exterior. Os blogueiros/podcasters/nerdsuperstars do Jovem Nerd e convidados apresentarão alguns cases que mantiveram suas carreiras no topo em 2009.
Blogs, redes sociais e celebridades – Esse painel irá abordar a “invasão” das celebridades na Rede e a criação de “microcelebridades” que paulatinamente ganham os holofotes midiáticos por meio de vídeos no YouTube, blogs de grande audiência, etc.
Design
Introdução ao Blender – Nessa oficina, o arquiteto e designer 3D belga Yorik Van Havre apresenta aos campuseiros o mundo da animação tridimensional com software livre.
Fotografia
Fotografia com qualquer câmera – Workshop vai ensinar os campuseiros a fazerem melhores fotos usando qualquer câmera disponível, inclusive celular.
Tratamento de imagem com qualquer computador – Nessa oficina o campuseiro vai aprender como suas fotos podem ser significativamente melhoradas usando recursos do seu computador.
Música
Compartilhamento ou Pirataria? – Debate sobre questões que envolvem direitos autorais, compartilhamento e música livre.
Discotecagem com Guitar Hero – A magia das pistas será desvendada nessa oficina sobre discotecagem com um dos softwares mais utilizado pelos DJs na atualidade.
Produção Musical de Baixo Custo – Nessa oficina será abordado o processo de gravação (captação) e edição de áudio com software livre.
Vídeo
Realidade Aumentada – O uso do vídeo nos dispositivos chamados de Realidade Aumentada tem se tornado cada vez mais frequente e tem criado novas formas de interação e comunicação. Nesse painel, os campuseiros vão conhecer um pouco o conceito, as aplicações e os estudos que estão sendo desenvolvidos na área.
Games
Campeonatos MMOs (Massive Multiplayer Online game) – Os campeonatos na área de Games irão agitar mais uma vez a Campus Party, com premiações exclusivas para os campuseiros ingame e offgame.
Simulação
Simulador Motion Tercetrex – Em primeira mão, será apresentado na Campus Party o primeiro simulador motion brasileiro, criado com alumínio estrutural e atuadores lineares de última geração. Serão duas versões. A primeira irá mostrar toda a sensação de pilotar um carro de corrida. Na segunda versão, os campuseiros irão experimentar toda a emoção de pilotar aviões e helicópteros atuais e vintages, com as mesmas sensações de força-g, aceleração e outros detalhes que só a simulação de vôo pode proporcionar.
Cabine de Simulador de Voo Advanced – Típica cabine de simulação de voo utilizada para treinamentos e atestada por escolas administradas por pilotos de F5 da Força Aérea Brasileira.
Desenvolvimento
Desenvolvimento de Jogos em Adobe Flash – Armando Schiavon, um dos fundadores do Portal RPGOnline, mostrará algumas técnicas de desenvolvimento de jogos em Flash. O campuseiro terá a oportunidade de aprender construir seu próprio webgame.
Criando e lançando um site em 42 minutos com Ruby e Sinatra – Julio Monteiro, arquiteto de software, lança o desafio: criar e lançar um site pessoal na “nuvem” em apenas 42 minutos utilizando Ruby e Sinatra. Qualquer um com um notebook pode participar da palestra e, ao final, ter seu site totalmente acessível.
Software Livre
Your Business on Open Source – Open source é cada vez mais a infraestrutura de empresas em todo o mundo. Será possível uma empresa executar os seus processos mais importantes e todo o seu fluxo de negócios usando infraestrutura open source? Nessa palestra, Ean Schuesler irá discutir esse tema e mostrar na prática, passo-a-passo, como fazer isso.
Números da Campus Party Brasil 2009
· Investimento: R$7,6 milhões
· Campuseiros: 6.655
· Presença: 118.662 visitantes na área Expo
· 468 atividades entre áreas de conteúdo e atividades especiais
· Inclusão digital, Campus Futuro e Astronomia: 6819 pessoas com acesso a 200 computadores
· Taxa de upload: 62,7%
· Taxa de download: 37,3%
· A Telefônica disponibilizou 10Gb de conexão, a maior do mundo, com 28km de cabos de rede e 11 km de cabos de fibra ótica
· 3.819 pessoas trabalharam diretamente
· Entre patrocínios, apoios e convênios, 78 empresas colaboraram para o sucesso do evento com mais de 800 jornalistas credenciados de diversos países
· Dos 6.655 campuseiros, 4.471 eram homens (67,18%) e 2184 (32,82%) eram mulheres, 372 menores de 18 anos (5,58%) e 127 maiores de 50 anos (1,9%)
· A média de idade foi entre 18 e 29 anos de idade
· Das pessoas inscritas no evento, 4.123 tinham computador e os restantes 2.532 não possuíam
· Mais da metade dos inscritos (51% ou 3.398 pessoas) credenciaram-se para receber alimentação, enquanto o restante (49% ou 3275 pessoas) não recebeu
· Foram servidos 40.472 lanches nos sete dias de Campus
· Inscritos por estados: São Paulo – 3.959 (58,44%), Rio de Janeiro – 532, Rio Grande do Sul – 377, Minas Gerais – 329 e Goiás – 181
· Houve a presença de inscritos de 22 países
· Cerca de R$ 26.000.000 de mídia espontânea, incluindo todos os grandes veículos de comunicação do Brasil de TV, Rádio, jornal e internet
Campus Party anuncia patrocinadores
da terceira edição no Brasil
Pelo terceiro ano consecutivo, Telefônica é a patrocinadora oficial do evento
Em sua terceira edição, a Campus Party Brasil se consolida como um dos principais eventos sobre internet, tecnologia e rede social no Brasil. Como uma prova de seu valor e importância para esse segmento é que a cada edição a Campus Party reúne sempre mais nomes de peso para patrociná-lo e assinar em conjunto as inovações apresentadas.
Este ano, o evento conta com o apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, do Governo do Estado e do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Geral Ibero Americana e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
Mais uma vez, a Telefônica entra com o patrocínio oficial e é a principal parceira tecnológica. A empresa assina o palco principal, o Momento Telefônica, e traz para essa edição Scott Goodstein, o estrategista da campanha de Barack Obama, e maior hacker do mundo Kevin Mitnick, entre outras atrações. A Telefônica também disponibilizará a super conexão de 10GB.
Outras grandes empresas também trataram de juntar sua imagem à da Campus Party Brasil: MTV (área de música), Nokia (zona de criatividade), Vivo (Campus Mobilidade), Banco do Brasil (Banco Oficial e Software Livre), Petrobras (Campus Futuro), Porto Seguro (Seguradora Oficial), Azul (Companhia Aérea Oficial), SENAC (área de games), Intel (área de modding), Microsoft (área de desenvolvimento), Locaweb (Barcamp), BuscaPé (grid computing) e CCE (cibercultura).
Órgãos do Governo Federal também aderiram ao evento patrocinando áreas relacionadas a desenvolvimento tecnológico e inclusão de mais cidadãos na rede mundial de computadores. Dessa forma, a Secretaria Especial de Direitos Humanos terá um stand em parceria com a Caixa Econômica Federal para falar sobre inclusão social e diversidade na rede. Além disso, os ministérios da Cultura e de Ciências e Tecnologias também apóiam a Campus Party.
A Revista Offline é a revista oficial do evento. Diversas outras empresas e órgãos não ficaram de fora: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ASL, NicBr, Segib, Terra, Coolnex, Mercado Livre, GTE, Fundação Vanzolini, C3Tech, AOX, Linux Magazine, UOL, Kigston, CBN, Pag Seguro, Quality Congonhas, Red Bull, CCE Info e Sadia, entre outros.
A Campus Party Brasil é realizada pela Futura Networks do Brasil e Instituto Campus Party.
SERVIÇO:
Campus Party Brasil
3ª Edição
De 25 a 31/01/2010
Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
São Paulo – SP
Horários
Abertura para visitantes: De 26/01/2010 a 30/01/2010, das 10h às 21h, e no dia 31/01/2010, das 10h às 17h (somente para a Área Expo).
Abertura para campuseiros: a partir das 12h do dia 25/01/2010
A visitação à área Expo é gratuita e não esta vinculada à entrada na área Campuseiros.
Inscrições
Pelo site www.campus-party.com.br
Preço do Ingresso: R$ 140,00
Camping (opcional): R$ 15,00
Pacote Alimentação (opcional): R$ 165. Inclui os serviços de alimentação durante os sete dias do evento (com comida, bebida e sobremesa). O serviço inicia no dia 25/01/2010 com um jantar, a partir das 19h, e termina com um almoço no dia 31/01/2010, a partir das 12h.
Acompanhe!
Site: www.campusparty.com.br
Blog: http://www.campus-party.com.br/blogoficial
Twitter: www.twitter.com/cpbrasil
Youtube: www.youtube.com/campusparty
Facebook: www.facebook.com/campuspartybrasil
Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=30937933
Tag: #cpartybr
Informações para Imprensa
Comunicação Campus Party Brasil 2010
Daniela Costa – daniela.costa@futuranetworks.com
Assessoria de Imprensa
The Jeffrey Group
Clara Quintela – cquintela@jeffreygroup.com
Robson Melendre – rmelendre@jeffreygroup.com
Tel: 2165-1651
1