A equipe do Ministério da Cultura (MinC) disponibilizou os arquivos das cinco apresentações, acessíveis para download também no site do Ganesha.
Foi uma manhã de intensa programação, que reuniu gestores das redes estaduais e municipais dos Pontos de Cultura e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), em um encontro onde foram disponibilizados dados a respeito dos programas desenvolvidos pela SCC/ MinC, sempre tendo como princípio a problematização e definição de conceitos, princípios e estratégias orientadoras
A secretária de Cidadania Cultural, Márcia Rollemberg, falou sobre a Rede de Cidadania Cultural (que norteia as estratégias de fortalecimento do Programa Cultura Viva) e sobre o redesenho do Programa Cultura Viva, considerando uma política de continuidade e aprofundamento. Esse redesenho foi pensado para se ajustar o Programa a um novo formato, de forma que esteja adequado ao modelo de gestão conduzido pelo Governo Dilma.
Por parte da Secretaria de Economia Criativa, Micaela Neiva procurou estabelecer conceitos, modelos e relações, até chegar ao Plano Brasil Criativo.
O diretor de Estudos e Monitoramento da Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC), Américo Córdula, falou sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC), estabelecendo metas e papeis dos entes envolvidos – cidadão, artistas/produtores da cultura e gestores da cultura.
Cid Blanco Junior, Diretor de Infraestrutura Cultural da Secretaria Executiva do MinC apresentou os espaços culturais nas periferias como uma nova visão de acesso à cidadania, proposta que integra o Projeto do PAC 2 – Comunidade Cidadã.