Hoje (29) pela manhã, aconteceu a primeira etapa de discussões do Fórum Nacional de Pontos de Cultura (FNPC), onde cada estado pôde se reunir e estabelecer propostas a serem levadas para a plenária final, que acontece amanhã (30).
Um dos estados participantes foi Alagoas, que trouxe a discussão acerca da consolidação das atividades dos Pontos de Cultura e também sobre a criação de leis específicas de incentivo à produção cultural.
Ao todo, 48 Pontos de Cultura do estado de Alagoas se fizeram presentes na Teia Brasil 2010, em Fortaleza (CE). Para o Fórum, ficaram vinte e seis delegados, representantes dos pontos, além do representante estadual, Amaurício de Jesus, do Ponto de Cultura Quilombo Cultural dos Orixás, de Maceió (AL).
De acordo com Amaurício de Jesus, o debate central que Alagoas puxa para o Fórum é a criação de secretarias municipais de cultura e a aplicação da lei de incentivo, não apenas para os pontos mas também para todas as áreas da cultura, além da sustentabilidade dos pontos.
“É necessário que as pessoas se percebam culturalmente, valorizem-se do que possuem e que possam difundir este conhecimento através de intercâmbio, de movimentos, de articulação em rede, e de eventos também, e que eles possam potencializar essas comunidades”, destaca Amaurício de Jesus.
À tarde, os delegados presentes no Fórum participam do debate “Brasil, um projeto popular” e à noite haverá a continuação das discussões nos grupos de trabalho divididos por tema.
Por Amanda Nogueira (ONG Catavento Comunicação e Educação)