Dando continuidade ao processo iniciado com o I Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura (Fraiburgo/SC –01 e 02 de agosto de 2011), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) volta a colocar em pauta discussões sobre a cultura como elemento transformador da sociedade, e promove, nos dias 28 e 29 de maio, no SESC Cacupé, em Florianópolis, o II Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. Este ano, além das Associações Municipais, o evento conta com a parceria da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
A proposta do Fórum é promover o debate sobre as políticas públicas para o setor cultural, e ampliar o diálogo entre o Ministério da Cultura (MinC), prefeituras e governo do Estado. A ideia é integrar todas as regiões catarinenses em um debate necessário, considerando-se a baixa pontuação obtida pelo Estado na variável cultura, através da Sistema de Desenvolvimento Municipal Sustentável (SIDMS) – numa escala de 0 a 1, a cultura recebeu nota 0,375.
Entre os convidados, Cláudia Leitão, secretária de Economia Criativa do MinC, e Ana Carla Fonseca Reis, economista e administradora, que falarão sobre o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico das cidades por meio da cultura.
Esse tema vem ao encontro do que vem sendo trabalhado pela Fecam e pelo Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc) junto às administrações municipais, ao apresentar a cultura como um mercado potencial para os municípios e os cidadãos. “Nosso objetivo é fortalecer a organização municipal e regional para a concretização das políticas culturais permanentes, e promover a qualificação técnica dos profissionais e o fortalecimento da representatividade dos gestores culturais”, explicou Raquel Rodrigues, assessora em Turismo e Cultura da Fecam.
MOSTRA DE CINEMA
Durante o Fórum, a diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins, fará a capacitação dos interessados, possibilitando que cada município realize uma Mostra Infantil, na mesma época e nos mesmos moldes do evento, que em 2012 chega à sua 11ª edição. Após a capacitação, será entregue um Kit contendo 44 filmes de curtas metragens brasileiros, cartazes e camisetas.
Mais informações e inscrições no site do evento.