A reunião a distância entre representantes dos Pontos de Cultura de Santa Catarina aconteceu na tarde do dia 11 de fevereiro e foi mediada por Ana Paula Stock, consultora do MinC, e Fernanda Afonso, representante do Pontão Ganesha e membro da Comissão Organizadora do Teia Sul (São Francisco do Sul/SC, de 26 a 28 de fevereiro). A reunião durou mais de duas horas, e na pauta, três tópicos que interessam diretamente a todos os Pontos de Cultura: Teia Nacional, Teia Sul e repasse das verbas aos novos pontos.
Durante toda a reunião houve alternância no número de participantes, que girou entre 15 e 30 pessoas logadas. A média foi de 18 representantes de pontos.
Na primeira parte da reunião, discutiu-se o evento nacional (Teia Nacional, que acontece em Fortaleza/CE, de 25 a 31 de março). De acordo com a programação, os quatro primeiros dias terão espaço para as mostras artísticas, e os três últimos dias serão direcionados aos fóruns.
Ana Paula chamou atenção para a importância da inscrição dos representantes dos Pontos de Cultura conveniados, mesmo aqueles que ainda não receberam do governo o repasse da primeira parcela. Como a prioridade de participação no evento é dos Pontos de Cultura, só após o levantamento geral dos inscritos é que novas vagas poderão ser liberadas para as outras ações do Programa Cultura Viva. São 14 ações, entre elas os Tuxauas, Escola Viva, Agente Cultura Viva, Ação Griô, Pontinhos de Cultura e Mídia Livre, cuja participação também é muito importante para que sejam efetivamente integrados à rede dos Pontos de Cultura.
Embora a previsão de inscritos seja de 2000 Pontos de Cultura de todo país, segundo Ana Paula adiantou, apenas 50% dos pontos da região sul confirmaram participação. “Se não participarmos agora do Teia Sul e do Teia Nacional, passaremos o ano todo de 2010 trabalhando sem conhecer os parceiros, os Pontos de Cultura….e isso vai dificultar o processo de se estabelecer uma estratégia de ação pela rede”, explicou, acrescentando que ainda há tempo de se realizar as inscrições, que devem ser enviadas para rrsulminc@gmail.com e inscrevaseteia2010@gmail.com, informando nome do ponto de cultura, nome completo do representante, telefone, e-mail, estado de procedência, CPF e RG.
Após os esclarecimentos relacionados ao Teia Nacional (disponíveis no relato publicado no site do Teia Sul), a conversa ficou centrada no evento regional (que acontece em São Francisco do Sul/SC, no Museu do Mar – de 26 a 28 de fevereiro).
A principal questão levantada pelos representantes dos Pontos de Cultura foi em relação à realização do evento. Várias perguntas foram encaminhadas via chat e repassadas às mediadoras, muitas no sentido de se confirmar a concretização do Teia. “Estamos trabalhando muito para que tudo dê certo. Estamos ainda aguardando o retorno do MinC em relação ao apoio e sabemos que esses assuntos são realmente demorados. O mais provável é que a liberação dos recursos acabe acontecendo em cima da hora, e por isso temos que ter tudo muito bem planejado”, colocou Fernanda.
A proposta para a realização do evento foi encaminhada no dia 29 de janeiro, para garantir o prazo exigido para a realização das licitações, mas o projeto foi devolvido com solicitação de ajustes. Depois de uma verdadeira “maratona” para que os problemas fossem resolvidos, o projeto foi finalizado e entregue no dia 8 (segunda-feira), às 19h30, com um total de 222 inscritos, número bastante superior ao esperado inicialmente. “Não recebi nenhum não depois disso, então ainda estou otimista”, complementa Ana Paula.
Em relação à viabilização financeira por parte do Ministério, Ana Paula explica que a princípio são R$ 45.000,00 destinados à hospedagem e alimentação, mais um ônibus para cada estado. Mas como se trata de uma gestão compartilhada, espera-se, por exemplo, que os pontos se mobilizem para conseguir apoio em relação ao transporte.
A exemplo do que acontece no Teia Nacional, o MinC viabiliza a participação de apenas um representante por Ponto de Cultura, mas isso não impede que outras pessoas do mesmo Ponto participem do evento por conta própria ou mediante apoio. Na verdade isso ajudaria a incrementar a articulação entre todos os envolvidos. O evento, portanto, é aberto, mas apenas o representante oficial de cada Ponto é que terá direito a voto nos fóruns.
Outro ponto levantado e bastante discutido foi em relação à programação do evento. A principal questão surgida foi em relação à realização ou não de oficinas (principalmente a de Gestão de Projetos, que interessa diretamente aos novos pontos conveniados). O problema maior está no tempo que a oficina tomaria na programação, já que o objetivo principal do Teia é a realização dos fóruns e debates, extremamente importantes nesse período pré-Teia Nacional. A questão não foi fechada durante a reunião, e ficou decidido que as sugestões para a programação seriam discutidas pela comissão, pela internet, na sexta-feira (12 de fevereiro), encarregada de elaborar uma pré-programação.
O terceiro e último tópico discutido na reunião foi a liberação da verba pelo MinC aos novos pontos conveniados. Thiago Skárnio (Pontão Ganesha) e Ana Paula adiantaram que a data prevista para o pagamento da parcela é 19 de fevereiro, e chamaram a atenção para a necessidade de que todos os pontos estejam em situação regular para que não aconteçam problemas em relação ao repasse.
Se houver alguma pendência, mesmo em relação a contas de luz, água e quaisquer impostos, o MinC não libera a verba.
Ana Paula finalizou a reunião explicando que até o final da semana que vem o Ministério deve se posicionar em relação ao projeto do Teia Sul, e que, portanto, haverá pouco tempo para se resolver as questões finais.