#3CNC – Conheça as principais demandas catarinenses e gaúchas para as políticas de cultura

O estado de Santa Catarina está representado por 33 delegados na III Conferência Nacional de Cultura (CNC). Os delegados catarinenses defenderão as 17 propostas definidas na etapa estadual de debates, realizada em Florianópolis com a presença de 514 gestores culturais que discutiram as políticas de cultura das suas cidades e no estado em 93 fóruns ou conferências municipais. 
 
Entre as proposições da delegação de Santa Catarina estão a ampliação da capacitação de gestores para a implantação dos Planos municipais de cultura, a promoção de oficinas e cursos para a implantação dos Sistemas municipais de cultura e a construção dos Planos municipais de acordo com as diretrizes do PNC.
 
A 4ª Conferência Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul aconteceu em outubro e nela foram eleitos 31 delegados que estão participando da Conferência em Brasília. A preocupação central da delegação gaúcha é o a interiorização das políticas de cultura e o envolvimento dos agentes culturais que estão fora dos grandes centros urbanos, por isso mesmo a Conferência estadual gaúcha foi sediada em Lageado, cidade da Região dos Vales.
 
Outras propostas levantadas pelos delegados do Rio Grande do Sul são o fortalecimento do SNIIC (Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais) e o estímulo de sua adequada utilização no sentido de integrar setores e coletivos culturais, buscando sincronia nos calendários de atividades. Além disso, a delegação discutirá mecanismos de preservação da memória cultural. 
 
Essas sugestões estão inseridas na Implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), discutidas no eixo 1 da III CNC.