De hoje (27/05) até quarta-feira, acontece na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) a III Semana de Cinema Unisul e I Jornada de Cibercultura, articuladas em um evento temático denominado “Cyber Treks – Jornadas Audaciosas nas Tempestades do mar Digital”. A realização é resultado de um desdobramento das atividades propostas nas disciplinas Linguagens Híbridas (Cinema) e Mídias Digitais (Jornalismo, e da instalação artístico-pedagógica “Escafandro do Tempo Profundo”, montada em Tubarão.
Na quarta-feira, o coordenador do Pontão Ganesha, Thiago Skárnio, participa do debate Código Livre, que acontece a partir das 19h00, no Espaço Hipermídia. Skárnio vai centrar sua fala no tema “Cultura Digital e Política Pública”, e o debate conta com a participação de Wladimir Crippa e Pedro Markun, entre outros.
A semana é composta de uma serie de mesas e oficinas, e de acordo com o professor Daniel Izidoro, coordenador do evento, a programação foi organizada para valorizar o olhar e a experiência de mobilizadores da cultura de rede. “O objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica e o público em geral a respeito de algumas dimensões fundamentais da vida digital. O que aos olhos do senso comum é a ponta de um iceberg da tecnologia, entendemos como um pulsar cultural”, observou Izidoro. Cada dia é dedicado a um tema, segundo Daniel, para facilitar o aprendizado a respeito de ambientes de imersão e cultura de compartilhamento, e por isso, durante o dia e ao longo de todo o evento serão mantidos abertos dois tipos de “experiências imersivas”.
Na sala 118 – B, o Laboratório A,E,I,O U vai proporcionar ao público um primeiro contato com suas propostas de imersão, o que segundo a organização deve acontecer por meio de estímulos e desafios de conhecimento via interação tecno/narrativa. E no Espaço Hipermídia crianças do Projeto Ambial e diretores de arte vão “(im)plantar” a árvore cenográfica “Joãozinho, Bu!”, numa oficina de papietagem que tornará realidade um ícone do faz de conta.
Serviço
O quê? III Semana de Cinema Unisul e I Jornada de Cibercultura
Quando? De 27 a 29 de maio, com programações nos períodos da tarde e da noite
Onde? Campus Pedra Branca – Palhoça/SC
Programação Comentada
Segunda-feira – 27/05
Imersão sem fronteiras – a partir das 19h00, no auditório ‘C’, vai ser trabalhado um olhar sobre o papel da imersão nos novos processos de ensino-aprendizagem e geração de conhecimento. Instalações que brincam com a percepção, a linguagem do cinema e sua relação com a evolução imersiva dos games, as lógicas de interação imaginativa no RPG e a uma experiência comunitária de ensino infantil aplicando técnicas de realidade aumentada, compõem a base da programação deste primeiro dia de evento.
FILMES – 16h00, no Estúdio 02: O contraponto das comunicações da noite, é a exibição a partir das do longa ‘Distrito 9’ e a seguir do curta ‘Space Worms (os horrendos vermes do espaço profundo)’: ambos os filmes tem uma dura crítica ao papel da ciência convencional em nossa sociedade.
Terça-feira – 28/05
Um círculo da blogsfera julga… ‘V’ – a partir das 19h00, no estúdio de cinema 01, para debater os ideais anarquistas e a violência sistemática do anti-herói que virou o ícone do movimento hacker Anonymous, um grupo de blogueiros vai realizar um RPG de julgamento do personagem, que será cenograficamente ambientado… em pleno Parlamento Inglês! Ou quase isso.
FILMES – 16hs, no Estúdio 02: Para quem não viu o filme, ‘V’ de Vingança será exibido a partir das 16hs, no Estúdio 02. De quebra será exibido um excelente curta sobre os guetos do futuro em Londres… A computação gráfica brilhante é apenas um veículo para a distopia baseada em fatos reais…
Quarta-feira – 29/05
Os vilões do obscuro mar da (des)informação – a programação se encerra trazendo para o campus lideranças, idéias & brinquedos dos protagonistas políticos da cultura do compartilhamento, da liberdade de informação e do advento de tecnologias abertas, moldadas por uma perspectiva simultaneamente libertária, afetiva, irônica… enfim! Para dar materialidade à programação da noite, o ônibus Hacker vai desembarcar a Residência Hacker com dezenas de micro oficinas de Art&Tecnologia.
FILMES – 16h00, no… Ônibus Hacker: será exibida uma mostra de curtas que denominamos ‘Histórias da vida plugada’.