O curador de artes plásticas pode ser visto como um bandido, um mercenário que está disposto a tudo por um bom pró-labore. Este é um dos pontos de vista que vai ser discutido pelo jornalista e crítico Celso Fioravante em sua palestra no seminário Reflexões Curadoria & Critica na terça-feira (10) no Hotel Majestic, em Florianópolis.
Celso vai tratar do fenômeno que transformou o curador na personalidade mais importante do circuito de artes plásticas contemporâneas, “mais importante inclusive que o próprio artista”. Celso trabalhou nos principais jornais de São Paulo. É especialista em artes plásticas e idealizador do site www.mapadasartes.com.br.
Outra palestrante é a professora Lisbeth Rebollo Gonçalves da Universidade de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Lisbeth vai apontar questões em torno da curadoria, crítica e exposição de arte. Vai discutir mudanças nos espaços da crítica de arte e da linguagem da arte e a emergência da figura do curador como mediador na comunicação da arte com publico.
O escritor e crítico Péricles Prade vai dar ênfase à importância da formação teórica do curador. Além de conceituar curadoria e curadorismo, vai ressaltar a necessidade de estabelecer limites éticos para a profissão. Péricles enfatiza que o curador precisa fugir do caráter puramente mercadológico da obra e evitar modismos. Para o crítico, o curador que é preciso olhar com cautela “as exigências do mercado de arte”.
PROGRAMA
9h, abertura
10h, palestra Curadoria, Crítica e Exposição de Arte, com Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves (SP).
Debatedores: Josué Mattos (SC) e Sandra Ramalho (SC).
14h, Curadoria: Aspectos Críticos e Éticos, com Péricles Prade (SC)
Debatedores: Carlos Soulié do Amaral (SP) e Maria Amélia Bulhões (RS)
16h30, PROCURA-SE Curador, Com Celso Fioravante (SP)
Debatedores: Elvira Vernaschi (SP) e Fernando Lindote (SC)
O quê: Seminário Reflexões: Curadoria & Crítica
Quando: 10 de maio, terça-feira, das 9 às 20h.
Onde: Hotel Majestic. Avenida Beira-Mar Norte, 2.746, Centro, Florianópolis.
Quanto: gratuito. Inscrições encerradas.