Rio de Janeiro sedia, em dezembro, 3ª Edição do Festival Internacional de Cultura Digital.BR

Entre os dias 2 e 4 de dezembro o Rio de Janeiro sedia a 3ª Edição do Festival Internacional de Cultura Digital.BR, que vai movimentar o Museu de Arte Moderna (MAM) Rio e o Odeon Petrobras com uma extensa e variada programação de palestras, debates, encontros e atividades laboratórios, além de exibições e performances artísticas.

Promoção da Casa da Cultura Digital, o evento pretende promover a articulação de conceitos e práticas relevantes – seja no cenário nacional ou global – que compõem o cerne da cultura digital.

Trata-se, portanto, de um ambiente que estimula discussões tanto sobre a função da propriedade intelectual na era do conhecimento quanto sobre os avanços do movimento software livre, temas que têm espaço e público garantidos no Brasil.

“A Cultura Digital vive um momento complexo no país no âmbito das políticas públicas específicas para o setor, e embora a edição deste ano seja mais voltada para a arte, o Festival é um momento importante para se refletir as condições atuais deste processo”, afirmou Thiago Skárnio, coordenador do Pontão Ganesha e militante da cultura digital, que acompanhará o evento durante os três dias.

A programação do Festival é composta por seis eixos – Encontro de Rede, Laboratório Experimental, Mostra de Experiências, Visualidades, Arena e Palestras – e o acesso ao público é livre e aberto, limitado, entretanto, à capacidade máxima dos espaços. O acesso às atividades será garantido por ordem de chegada dos interessados e pelas pré-inscrições.

No site do evento é possível conferir os palestrantes confirmados, bem como a lista dos projetos selecionados para a Mostra de Experiências através da chamada pública e daqueles convidados pelo Festival. As palestras acontecem no Odeon Petrobras (que fica na Praça Floriano – Centro) e as demais atividades ocuparão o MAM Rio, no Parque do Flamengo.