Hoje, (16/02), a partir das 19h00, acontece nova reunião da setorial de Cultura Digital, com o objetivo de lapidar as decisões elencadas durante a Pré-conferência Municipal de Cultura de Florianópolis, que aconteceu em dezembro. A reunião acontece na Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).
A exemplo de outros setores (Moda e Design e Circo, por exemplo), a Cultura Digital também ainda não possui uma cadeira no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis (CMPC), e parte para a Conferência com o objetivo de formalizar sua participação no Conselho.
Em dezembro, durante a reunião setorial da pré-conferência, Alfredo Manevy, ex-secretário executivo do Ministério da Cultura e um dos responsáveis pela elaboração do Plano Nacional de Cultura, já havia chamado atenção para a importância estratégica de Florianópolis assumir uma posição de vanguarda em relação à cultura digital. De acordo com Manevy, várias cidades se dispuseram a isso, mas não levaram a proposta adiante. “O município que bancar isso vai ter um gol de placa, inclusive político, e isso tem uma importância estratégica enorme”, lembrou, destacando a necessidade de que essa proposta seja reafirmada de forma categórica durante a Conferência.
De acordo com Thiago Skárnio, apontado como pré-candidato a conselheiro do setor, Estado e município precisam estar preparados para desenvolver políticas públicas para este setor, apontado por ele como a “cultura contemporânea”. Para isso, é necessário que se estabeleçam diálogos entre poder público e sociedade civil, apontando necessidades e estabelecendo estratégias. “Uma cadeira em um conselho municipal de cultura representa este espaço de interlocução com a sociedade civil para tratar esta nova demanda que afeta, acima de tudo, a produção cultural”, afirmou.
SERVIÇO
Reunião preparatório para a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis, prevista para Março de 2012. Evento aberto à participação de todos os interessados no tema.
O quê: Reunião Setorial de Cultura Digital
Quando:Dia 16 de Fevereiro (quinta-feira), às 19h00
Onde: Sede da Fundação Franklin Cascaes – Rua Antônio Luz, nº 260 – Centro (Forte de Santa Bárbara)