Representantes da Comissão Nacional de Pontos de Cultura apresentam propostas no 3º Dia do FNPC

Delegados tomando posse do regulamento. Foto: Maximiliano Leguiza

Hoje pela manhã os representantes da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura apresentaram as propostas discutidas ontem, e também nas Teias regionais, e as deliberações de cada estados no III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. O mesmo será finalizado ainda hoje.

O Fórum começou com a apresentação artística do índio Parecei Jocelio Orikaice, de Mato Grosso, que virou uma espécie de celebridade, com suas vestes típicas. Ele foi fotografado durante toda a manhã. Depois, e ele cantou uma música típica de sua tribo, cantada em rituais noturnos. Em seguida, o Regulamento do Fórum foi lido com a presença de todos.

O grande objetivo do Fórum é destacar as prioridades bem como as demandas de cada um dos Pontos de Cultura, e sistematizá-las para que estas venham a ser consolidadas como Políticas Públicas Culturais. Sem duvidas estes últimos dias Teia 2010 são os mais importantes.

 

Delegados

Delegados “Pontos do Mato” dos Pontos de Cultura de Mato Grosso

Dentre as propostas nacionais apresentadas pelos pontos de cultura, destacam-se a regionalização de editais. Alguns representantes elegeram esta demanda como prioridade e urgente, como é o caso dos estados de Mato Grosso e Espírito Santo.

Contudo, a maioria dos Pontos, elegeram como prioridade a criação e a potencialização da comunicação em rede dos pontos, de forma que o Estado possa colaborar com a execução desta demanda, seja com recurso para que os representantes possam circular mais entre os pontos aos quais representa, ou ainda formação dos mesmos. Mas essa demanda também soou como um chamados a todos os outros pontos.

A capacitação não somente para a elaboração de editais, mas dos profissionais da Cultura que executam os projetos e programas também foi bastante apresentada como demanda de quase todos os estados que apresentaram suas propostas.

Vídeo da Teia 2008 sendo exibido aos delegados

Outra proposta bastante ouvida pela manhã, foi a de criar meios e mecanismos para que os pontos, ou melhor, os empreendimentos dos pontos possam ser sustentáveis. O bacana é perceber que todos os eixos temáticos das propostas foram temas de discussão durante toda a Teia 2010, o que reflete quão em sintonia a sociedade civil esta sintonia consigo mesma, ainda que a comunicação em rede entre os pontos não esteja no seu melhor momento. Afinal, a comunicação em rede dos pontos foi uma frase bastante ouvida por esses dias.

O Fórum Nacional dos Pontos de Cultura segue durante todo o dia no Sebrae, em Fortaleza, CE.

 

Texto: Fernanda Quevedo (Comunicação Compartilhada)