Rede de Pontos de Cultura se reúne no FISL 10

A Rede de Pontos de Cultura esteve presente no FISL 10 e se reuniu na manhã do último dia do evento. Entre os presentes, o Pontão FOCU/TV OVO (RS), Pontão Minuano (RS), Pontão Ganesha (SC) , Pontão Kuai Tema/Soylocoporti (PR), Ponto Quilombo do Sopapo (RS), Fundação Cultura de Curitiba (PR), Pontão Diplô na Rede (RS), Pontão Nós Digitais (SP), entre outros.

O encontro, regido no sistema de “desconferência”, convidou os Pontos e Pontões a construirem uma pauta com dez itens. Porém, pela restrição de tempo que o grupo tinha para fazer uso da sala, apenas um dos tópicos foi discutido:  o fortalecimento da rede digital entre Pontos de Cultura.

O consultor do Ministério da Cultura (MinC) e membro da agência Outras Palavras, Antônio Martins, fez uma breve fala sobre proposta do Ministério para o fechamento dos elos na rede digital de Pontos de Cultura e apresentou uma nova rede relacionamentos, o Cultura Digital, que abarcaria todas as outras redes já existentes. De acordo com Martins, a rede é importante apensar de já existirem uma série de ferramentas para promoção e divulgação do conteúdo “Não queremos que o novo site da Cultura Digital seja mais uma ferramenta dessas, mas na verdade uma agregadora de conteúdos da imensidão de ferramentas já disponíveis”, explica.

Em seguida o também consultor do MinC, Zonda Bez, fez falou da importância da inclusão dos membros da rede de Pontos de Cultura nas discussões tanto da Conferência Nacional de Comunicação, marcada para dezembro, quanto na 2a Conferência Nacional de Cultura, que acontece em março de 2010. Para ele, estamos num momento histórico: “O ano de 2009 é o ano para consolidarmos as transformações que estamos vivenciando na área da cultura, e as conferências são o momento para que se discutam essas ações relacionadas a políticas públicas para essas áreas”, finaliza.

A reunião terminou sem um fechamento, já que os participantes tiveram que deixar a sala e nenhum outro espaço dentro da PUC estava disponível ou adequado para que a discussão continuasse.

Colaborou: Marco Antônio Konopacki (Amarelo), do Pontão Kuai Tema