Programação intensa em Porto Alegre

Na tarde de domingo, enquanto acontecia o trabalho em Grupos de Trabalho (GTs) pelo lado dos gestores públicos, os representantes da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) realizavam uma “pré-reunião”, a partir da qual foram estabelecidas proposições que serão apresentadas no dia 23, quando a Comissão se reúne com a secretária Márcia Rollemberg, da SCC/MinC.

O trabalho preparatório para essa reunião começou pela rede, já há algum tempo, quando os membros da comissão estabeleceram, pela lista de e-mails, os três eixos temáticos que seriam aprofundados durante o encontro. Os três grupos formados trabalharam em cima da análise de conjuntura do primeiro ano do Governo Dilma, da dinâmica da rede de pontos de cultura em relação aos editais federais, estaduais e municipais, e, finalmente, sobre a importância do kit multimídia e de outras ferramentas ou procedimentos como elementos de integração dos pontos.

A partir desse trabalho em GTs, cada grupo elencou três proposições que, sistematizadas, passam a ser o discurso conjunto da Comissão para a reunião desta segunda-feira.

Além disso, dois outros assuntos surgiram na pauta de discussões. Um deles foi a proposição de um plano plurianual do Programa Cultura Viva, através do qual Comissão e MinC, pactuassem a respeito de temas como previsão orçamentária e indicadores de avaliação, entre outros.

O outro, relacionado aos princípios e pilares do Programa. A proposta é que a Comissão passe a cobrar do MinC uma posição em relação a esses tópicos, de forma que fique clara a posição do Ministério a respeito do Programa, considerando-se todo o seu histórico de atividades.

De acordo com Gilson Máximo, representante de Santa Catarina na CNPdC, essa reunião é o momento de retomar uma discussão que deveria ter se desenvolvido e estabelecido ao longo dos anos. “Passamos a construir, através da reunião, uma pauta propositiva e de cobrança com relação à atuação do MinC e a respeito dos rumos que o Programa Cultura Viva está tomando”, explicou.

O Pontão Ganesha estará acompanhando a reunião, com publicações no Twitter e no site.