Com a homenagem a Manoel de Barros e a exibição dos primeiros curtas, abertura da 12 ͦ Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, na sexta-feira (28/06), foi um aperitivo do que serão os próximos dias do evento.
A cerimônia contou com a presença de um público infantil bastante animado, que dividiu espaço com autoridades ligadas à cultura e ao audiovisual. Durante a cerimônia, João batista da Silva , diretor de Políticas Audiovisuais do MinC, lançou o edital Curta Criança, direcionado a curtas que abordem a temática infanto-juvenil.
Sábado, como parte da programação adulta da Mostra, aconteceu o 9º Encontro Nacional do Cinema Infantil, que reuniu gestores culturais de diversas cidades catarinenses que ouviram diferentes experiências sobre cultura e infância.
A partir de hoje, a programação continua com a Sessão Escola, que promove a exibição de curtas em sessões às 8h30 e às 14h00. Na semana de 01 a 05 de julho, quase 50 curtas serão exibidos, além da programação adicional, que na quarta-feira, por exemplo, promove um bate-papo sobre mídia e protagonismo infantil com Isadora Faber, estudante de Florianópolis que criou o blog Diário de Classe. Essa conversa acontece na sequência da exibição do filme “O Fim do Recreio”, que foi o vencedor da mostra passada tanto pelo júri oficial quanto pelo voto das crianças. O filme trata da mobilização de um grupo de crianças que decide protestar contra um projeto de lei que propõe o fim do recreio escolar.
As sessões acontecem no Teatro Governador Pedro Ivo. Vale lembrar que durante a semana as sessões são gratuitas.
Além das informações no site, o público tem a oportunidade de acompanhar o evento pela página no Facebook, que diariamente traz a programação e novidades.