Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul debatem Lei Cultura Viva em Fórum

Theatro São Pedro, Casa Mário Quintana e auditório do Ministério Público sediam 8° Fórum de Pontos de Cultura

O Programa Cultura Viva foi criado pelo Ministério da Cultura em 2005 e é executado pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, com o objetivo de valorizar as manifestações culturais e fortalecer as produções regionais, respeitando os diferentes repertórios e identidades.

Para isso, o Ministério da Cultura realiza convênios com entidades atuantes na produção e difusão de bens culturais e fomenta essas atividades por meio de Pontos e Pontões de Cultura.

“Os Pontos de Cultura não surgiram com o Programa Cultura Viva, porém o Programa reconheceu ações já existentes”, declarou Leandro Anton da Comissão Estadual de Pontos de Cultura na abertura do 8° Fórum, realizado nos dias 12, 13 e 14 de Dezembro, em Porto Alegre.

A realização do Fórum abre espaço para o debate de políticas públicas para a cultura, organização e fortalecimento da Rede Cultura Viva, cuja esfera institucional passa atualmente por reformulações, como a possibilidade de alteração da modalidade de Edital para prêmio, como explicou  Pedro Vasconcellos,  Secretário de Cidadania e Diversidade Cultural, do MinC.

Até 2011, o Estado contava com 54 Pontos conveniados diretamente com o Ministério da Cultura, municípios e instituições privadas, como no caso da Rede GHC.

Hoje, como resultado da parceria entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado, o Rio Grande do Sul conta com 82 Pontos, que trabalham em questões como a Cultura Indígena, Cultura Digital, Matriz Africana, Tradição Oral e Economia Solidária.

A solenidade de abertura, presidida pelo Coordenador dos Pontos de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado, Ricardo Oliveira, também contou com a participação de Mariquita (Maria Aparecida Tozatti), da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) e Neidmar Roger, Conselheiro Estadual de Cultura.

POLÍTICA

Uma Lei para garantir que o Programa Cultura Viva passe de política de governo e se consolide como política de Estado. Ouça o podcast sobre o projeto de Lei Cultura Viva no Rio Grande do Sul.

Ouça o podcast: 
 

DIVERSIDADE


Uma mesa de debates intitulada “Pontos de Cultura, Transformando o Rio Grande” abriu a primeira tarde de trabalhos, mediada por Wagner Coriolano e realizada no auditório do Ministério Público. No painel, representantes da diversidade cultural riograndense e convidados de outros Estados falaram das ações do respectivos Pontos de Cultura, e da expansão do Programa Cultura Viva no Estado do Rio Grande do Sul. A artista plástica Luísa Gabriela registrou o momento. Confira a galeria.