Hoje e amanhã (dias 17 e 18 de setembro) representantes dos pontos de cultura de Santa Catarina estarão reunidos em Florianópolis, no Centro Integrado de Cultura (CIC) para a realização do II Fórum Catarinense dos Pontos de Cultura e da I Conferência Livre Cultura Viva – SC.
De caráter mobilizador, o evento seguirá o temário geral da III Conferência Nacional de Cultura (que acontece no mês de novembro, em Brasília) e será o espaço para debates e deliberações, a partir das quais serão sistematizadas as proposições e moções que serão encaminhadas à Conferência Nacional. É também no Fórum que serão eleitos os delegados para o IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que acontecerá paralelamente à Teia Nacional, em 2014.
O Fórum dos pontos de cultura do estado vai contar com a presença de Antônia Rangel, coordenadora-geral de Cooperação, Articulação e Informação da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), de Pedro Domingues, Coordenador Geral de Programas e Projetos Culturais (SCDC/ MinC), além de representantes das áreas jurídica e de prestação de contas do Ministério, que têm visitado os estados no momento das realização dos fóruns para acompanhar de perto a situação dos convênios.
Na manhã de quarta-feira, o coordenador do Pontão Ganesha, Thiago Skárnio, participará de um debate livre sobre os Pontos de Cultura, que contará também com a presença de Carol Freitas, recentemente nomeada coordenadora dos pontos de Cultura de Santa Catarina pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
De acordo com Migue Silva, coordenadora do Ponto de Cultura “Uma Ilha se Olha 2” e representante da Rede de Pontos de Cultura de SC na Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC), o fórum é um momento ímpar para se ampliar a articulação da rede local de pontos e também para chamar atenção para a situação do programa no estado. “Estou feliz pela realização do evento, que nos dará condições de discutir sobre importantes temáticas, referendando nossas proposições para o Fórum Nacional e elegendo nossos delegados. Mas ao mesmo tempo estou frustrada pela forma como tivemos que organizar nosso evento, contando basicamente com a disposição do secretário Beto Martins e com a mobilização dos pontos, que tiveram que arcar com transporte, alimentação e estadia para estar aqui”, explica.
Migue lembra que desde junho, quando assumiu a representação da rede de pontos do estado, o assunto “Fórum” tem estado nas listas de discussão, mas ela defende que seriam necessárias uma maior mobilização e participação dos pontos no processo. Até a tarde de segunda-feira, dos quase 60 pontos de cultura existentes no estado, apenas 28 haviam realizado as inscrições pelo blog da rede de pontos. “Ainda não consegui fazer uma leitura das inscrições, e por isso não sei se todas as regiões estarão representadas”, explica Migue, que destaca a riqueza das temáticas que serão abordadas e as diversas apresentações artísticas que enriquecerão o evento, todas elas abertas ao público.
Na tarde de hoje os Grupos de Trabalho (GTs) se dividirão para debater os temas divididos da seguinte forma:
Temática 1 – Cultura Viva e Sistemas Estadual a Nacional de Cultura, com foco nos impactos da emenda constitucional do SNC na organização da gestão cultural, no fortalecimento dos Pontos de Cultura e do Programa Cultura Viva, e nas participações sociais no Estado de Santa Catarina e seus Municípios.
Temática 2 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural, com foco no fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.
Temática 3 – Cidadania e Direitos Culturais, com foco na garantia do pleno exercício dos direitos culturais e na consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial.
Temática 4 – Economia Viva: Cultura e Desenvolvimento, com foco na economia solidária e criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável da Rede de Pontos de Cultura.
Confira a programação e conheça o regimento do II Fórum Catarinense dos Pontos de Cultura.
Programação:
Terça-feira – 17 de setembro
08h30: Credenciamento
09h00: Composição da Mesa de Abertura
09h15: Apresentação cultural – Rancho de Amor à Ilha e uma benção
09h20: Apresentação do vídeo de depoimentos Uma Ilha se Olha 2
09h30: Abertura Oficial do II Fórum Catarinense dos Pontos de Cultura e da I Conferência Livre Cultura Viva – SC
10h00: Leitura e Aprovação do Regimento Interno
10h30: Mesa Redonda “Cultura Viva em SC: Balanço e Perspectivas”
12h00: Divisão dos Grupos de Trabalho
12h30: Intervalo para o almoço
14h00: Grupos de Trabalho
16h00: Intervalo
16h30: Grupos de Trabalho e sistematização das propostas.
17h30: Encerramento das atividades no cinema do CIC.
17h45: Apresentação Cultural no Hall do CIC
Quarta-feira – 18 de setembro
08h30: Apresentação Cultural
09h00: Mesa Redonda sobre a Teia 2014 e Representações
10h00: Debate livre sobre os Pontos de Cultura
11h00: Plenária – Leitura e aprovação das propostas de dois GTs
12h: Almoço
13h30: Apresentação Culturais
14h00: Plenária – leitura e Aprovação das propostas de dois GTs
16h00: Intervalo
16h20min às 17h30min: Eleição dos Delegados para o IV Fórum Nacional de Pontos de Cultura (respeitando os critérios estabelecidos pelo MinC e CNPdC) e dos representantes para as comissões Estadual e Nacional.
Programação Artística
Dia 17/09
17h30 – Degustação de alimentos da rede Ecovida, fornecidos pelo Ponto de Cultura Engenho de Farinha
18h00 – Narração de histórias, com representantes da Barca dos Livros
18h30 – apresentação do Boi de Mamão do Ponto de Cultura Arreda Boi
19h00 – apresentação do Coral Gira Coro, do Ponto de Cultura Toca
Dia 18/09
13h30 – Apresentação do Ponto de Cultura Casa da Criança
17h30 – Degustação de alimentos da rede Ecovida , fornecidos pelo Ponto de Cultura Engenhos de Farinha
18h30 – apresentação da Banda da Lapa (Ponto de Cultura Educação Musical Popular)