Em tempos de baixas temperaturas no Rio Grande do Sul, há quem diga por lá, que para espantar o frio, nada melhor que calor humano e faxina na Casa. E o que poderia ser só mais um ditado popular, virou palavra de ordem para o Ponto de Cultura Ventre Livre. Depois de já estar em funcionamento desde maio deste ano, agora o ponto comemora a conquista da sua sede, e convoca os amigos e a comunidade por a casa em ordem, no próximo sábado, 01 de agosto.
A área toda tem cerca de 80 metros quadrados, algumas paredes com problemas além de instalações elétricas e pintura danificadas. Alugada de um casal de moradores da própria comunidade, o ponto pagará mensalmente apenas um valor simbólico pelo espaço. Depois da reforma, o espaço será abrigo para música, cinema, dança, teatro e demais manifestações, artísticas e culturais de toda a comunidade.Além das manifestações artísticas e culturais, assistentes sociais do grupo Graturck, parceiros do ponto de cultura, vão prestar atendimento às mulheres da comunidade.
Conforme a coordenadora do Ponto de Cultura Ventre Livre, Têmis Nicolaidis, a previsão é que na metade de setembro o Ponto já esteja em pleno funcionamento. “Estamos em fase de conversar com a comunidade e tentar mobilizar as pessoas a se engajarem no projeto e nos ajudar a reformar a casa para em setembro começar as atividades” frisa a coordenadora. Segundo ela, já existem dois grupos incorporados ao projeto, o arte bela na área de artesanato e o amigos da saúde que vão enfatizar a qualidade de vida, ambos com cerca de 15 pessoas. Também já são previstos 3 grupos de 20 jovens cada que trabalharão com vídeo, sensibilização corporal (dança e teatro) e fotografia na lata.
Para os que ainda não preencheram suas agendas de sábados até setembro, fica o convite para ocupar o corpo, preencher a alma com cultura, e exercitar a solidariedade. O novo espaço do Ponto de Cultura Ventre Livre fica na Rua Galiléia, nº 220, Bairro Vila Jardim – Porto Alegre/RS. Mais informações sobre o ponto pelo telefone (51) 30125509 com Têmis ou Marcelo e na Unidade de Saúde Divina Providência com a Agente de Saúde Rose. Ou ainda pelo blog http://pontodeculturaventrelivre.blogspot.com .
Por Fabiane Berlese
Jornalista do Pontão Ganesha