De 22 a 24 de abril, São Paulo irá receber o NetMundial, evento no qual delegações de países de todos os continentes, compostas por diversos setores da sociedade, vão discutir a governança da Internet. O Governo Federal, em parceria com a sociedade civil, tem realizado um série de ações com o intuito de apresentar durante os dias do evento o cenário crítico e produtivo nacional em torno da Internet.
A Consulta Pública, aberta até o dia 17, no ParticipaBr (plataforma desenvolvida em código aberto com foco em participação social) integra estas ações. O resultado levará os autores das 15 ideias mais votadas, para debater suas propostas com especialistas brasileiros e internacionais no #ArenaNETmundial, hub conectado em tempo real com a programação do NetMundial e que também terá uma agenda própria de debates, oficinas e apresentações artísticas.
A participação envolve tanto o voto nas ideias já apresentadas, como a proposição de uma nova ideia. Para contribuir, é só acessar o site e navegar entre as três perguntas-chave: 1) Que Internet você quer; 2) Quais direitos você considera fundamentais para garantir o futuro democrático da Internet; 3) Quais princípios devem orientar a Governança da Internet.
berta há menos de um mês, a Consulta Pública já computou cerca de 25 mil votos e recebeu quase 200 ideias. Essa participação é reflexo de 25 anos de construção a partir da Internet, uma tecnologia que por essência foi desenhada para ser democrática. Vale lembrar que nenhum outro meio de comunicação, como a televisão, o rádio ou a mídia impressa contou com um processo semelhante. A construção do Marco Civil é uma evidência de que, pela primeira vez, a discussão técnica e tecnológica que até então acontecia distante da sociedade passou a ser uma discussão política, aberta e de interesse público.
Fonte: Lívia Ascava / Participa.BR