Organização da Teia Catarina realiza seu quarto encontro

Na tarde de sexta-feira (22/07), aconteceu mais uma reunião voltada à organização da Teia Catarina, principal evento de integração e intercâmbio da Rede de Pontos de Cultura de Santa Catarina, programado para os dias 17, 18 e 19 de novembro, no Largo da Alfândega, em Florianópolis.

Desde o mês de junho, quando começaram a acontecer encontros de representantes de Pontos de Cultura em Florianópolis, e houve uma reunião em Brasília entre o Ministério da Cultura (MinC) e Sérgio Mibielli (coordenador da Rede de Pontos de Cultura em SC), a equipe responsável pela organização do evento tem feito encontros frequentes para ajustar todos os detalhes.

Considerando-se o primeiro encontro ocorrido em 25 de junho – do qual participaram, também, representantes de pontos dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, e Carla Ribeiro, responsável pelos Pontos de Cultura na Representação Regional Sul do MinC – já aconteceram quatro encontros, e muitos assuntos ainda precisam ser resolvidos, entre eles questões burocráticas.  

Nesta etapa, está sendo elaborado o Termo de Referência, que deve apresentar de forma minuciosa a programação e detalhes de estrutura e preparo do encontro. Esse Termo precisa ser encaminhado ao Ministério da Cultura estabelecendo os custos previstos, e disso depende a liberação de recursos, que serão utilizados para custear transporte, hospedagem, infraestrutura, e para a realização de espetáculos de teatro, música e dança, além de exposições.

De acordo com Sérgio Mibielli, o evento pretende reunir aproximadamente 240 integrantes de Pontos de Cultura sediados no interior do Estado, além das 12 entidades com sede na região da Grande Florianópolis. “Além da integração entre os Pontos de Cultura do estado, a Teia Catarina será uma oportunidade de realizar uma mostra para a sociedade catarinense dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos através desse convênio”, explicou Sérgio, referindo-se ao acordo estabelecido entre o governo federal, os estados e a sociedade civil, através do Programa Mais Cultura, que viabilizou a criação de mais de 600 pontos de cultura em todo o país.

Em Santa Catarina, o edital foi lançado em 2008, e existem, atualmente, 60 Pontos de Cultura no estado. À Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), cabe coordenar, supervisionar e fiscalizar a execução dos projetos, além de realizar o repasse dos recursos financeiros.

CARTA DE FLORIANÓPOLIS

Durante a primeira reunião, que aconteceu no dia 25 de junho e contou com a presença de representantes de pontos e pontões de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e de Carla Ribeiro, da Representação Regional Sul do MinC, todos os presentes assinaram a “Carta de Florianópolis”, na qual concordaram com uma série de itens que têm como objetivo a continuidade e fortalecimento do Programa Cultura Viva, e a garantia de suas ações e projetos na Região Sul (disponível para download, em anexo).

Entre as reivindicações, destacam-se a realização das teias estaduais no segundo semestre de 2011 (a de Santa Catarina em novembro e as do Paraná e Rio Grande do Sul em outubro), a garantia de pagamento dos prêmios, bolsa e convênios do Cultura Viva na região Sul e a criação do grupo de organização da Teia Regional Sul, composto por representantes dos três estados.