Oito municípios catarinenses contemplados em edital para Bibliotecas Públicas Municipais

O resultado do Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais, destinado a municípios com até 20 mil habitantes, trouxe boas notícias para oito cidades de Santa Catarina. Elas estão entre os 200 municípios contemplados e devem receber os kits de modernização do Ministério, composto de mil livros (nos gêneros Obras de Referência, Artes, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Literatura e Literatura Infantil), além de mobiliários e um telecentro digital com 11 computadores conectados à internet banda larga, viabilizado através de parceria com o Ministério das Comunicações.
 
Inicialmente seriam contempladas apenas as 100 propostas com maior pontuação, mas com o propósito de estender o benefício a um número maior de municípios, o Ministério da Cultura dobrou o recurso previsto no lançamento do edital para R$ 6,8 milhões, e contemplou as 200 primeiras bibliotecas classificadas.
 
Desde 2003 o MinC vem incrementando os investimentos para modernização, construção e implantação de bibliotecas, e os recursos aplicados somam mais de R$ 219,2 milhões. Segundo Silvana Meireles, secretária de Articulação Institucional do Programa Mais Cultura, nesse período a área de livro e leitura registrou um aumento de mais de 1500% nos recursos investidos.
 
Agrolândia, município catarinense com cerca de sete mil habitantes e localizado no Alto Vale do Itajaí, alcançou 77 pontos e foi o segundo colocado geral. Além dele, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz, Major Vieira, Coronel Freitas, Vargeão, Dionísio Cerqueira e Abelardo Luz também receberão os kits, que serão entregues pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN)/ Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) em duas etapas. A previsão é que os 100 primeiros classificados recebam os kits nos meses de junho e julho, e os demais a partir de agosto.