As discussões começaram em reunião prévia à Conferência realizada na tarde de hoje (27 de novembro), onde os colegiados setoriais de cultura discutiram pautas específicas com a Ministra no sentido de fortalecer o Plano Nacional de Cultura.
Sugeriram a criação de linhas de financiamento de microprojetos culturais e Marta Suplicy, por sua vez, solicitou a formulação de consulta pública para a reestruturação dos projetos em culturas populares.
O setorial de culturas afro-brasileiras apresentou à Ministra uma proposta de editais específicos para matriz africana, sugerindo a criação de um Pontão de Cultura por estado, a fim de promover socioeconomicamente a cultura negra no país.
O setorial dos povos indígenas ressaltou a importância da homologação de suas demarcações de terra, para que sua cultura possa sobreviver, pois “sem terras indígenas não há cultura indígena”.
A cadeira do setorial de patrimônio imaterial foi confirmada para a representante do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o setorial de arquivos fez um apelo pela estruturação dos arquivos públicos brasileiros, hoje em sua maioria relegados à precariedade.
Acompanhe a III Conferência Nacional de Cultura de 27 de novembro a 1º de dezembro
Pelo canal http://eventoaovivo.tv/eventos/3cnc/