A segunda edição da “Semana Digiarte” será realizada na sede do Pontão de Cultura Tenda Jovem/Secretaria de Cultura durante os dias 24 a 31 de março de 2011, em Anápolis, Goiás. Esse ano a temática levantada é a Cibercultura. A cada ano o evento pretende abordar um tema diferente. Na sua primeira edição o mote de reflexão foi o Software Livre, englobando seus usos e políticas públicas. Neste ano de 2011, o evento permeia a discussão da arte na contemporaneidade, caminhando em direção às pesquisas tecnológicas e experiências diversas entre as mídias clássicas e as novas mídias comunicacionais, como a Internet. Neste sentido o termo Cibercultura se relaciona diretamente à ampliação e popularização do uso da Internet na construção de novas poéticas e subjetividades artísticas.
Numa perspectiva teórica e prática, a intenção do evento é reforçar conceitos do fazer artístico transitando entre a utilização, aplicação e desenvolvimento de dispositivos computacionais livres ou proprietários com foco na criação, pesquisa e ensino de trabalhos que adotam a interdisciplinaridade entre arte e tecnologia.
A seguir este preceito, pretende-se estimular diversos segmentos, como o audiovisual, cinema, teatro, dança, música, artes visuais com novas possibilidades de se criar e se reapropriar o meio ambiente: cultura, ecologia, economia, saúde, educação, atualizando, com parcimônia, reflexões sobre a contemporaneidade.
A programação da “II Semana Digiarte: cibercultura” está sendo pensada de forma abrangente para atender a toda comunidade interessada e com necessidade de provocar o debate das políticas de apropriação de novos modos de fazer arte amparados nas plataformas digitais e ambientes virtuais. Desta forma, a intenção é provocar as iniciativas e ampliar as práticas propostas pelo programa Cultura Viva do Ministério da Cultura no que propõe contemplar as atuações dos Pontos de Cultura, incitando-os ao encontro e compartilhamento de informações, e ainda, visando o fortalecimento desta rede.
De uma forma geral, e por vias distintas, o evento promete refletir sobre a produção e a qualificação do conhecimento relacionado à arte e tecnologia pela ótica do desenvolvimento sustentável e do conceito que delineia a inclusão social e o acesso aos avanços tecnológicos. Dentro do amplo conceito acima sugerido, apresentaremos interseções de linguagens como cinema e televisão ao vivo ou telecinema e internet, música experimental e improvisação de dança, dança e imagem, video e cultura popular, corpo e tecnologia, natureza e tecnologia, e muito mais.
Cerca de 20 pesquisadores e criadores apresentarão seus estudos e perspectivas teóricas. A programação contempla oficinas, apresentações artísticas, seminários, debates, exposições de artes visuais, palestras e exibições audiovisuais. A iniciativa promete movimentar o Brasil a partir da cidade de Anápolis, Goiás durante a última semana de março de 2011, do dia 24 a 31.