Começa hoje o Fórum Estadual de Cultura, espaço e momento de manifestar opiniões, debater propostas e tomar decisões, fechando um ciclo de dez fóruns regionais que aconteceram nos meses de julho, agosto e setembro de 2012 no estado. As discussões do Fórum são divididas em seis eixos, e seguem um documento-base elaborado a partir da sistematização dos resultados dos fóruns regionais. É a partir desse encaminhamento que serão definidas as diretrizes, objetivos e estratégias que constituirão o Plano Estadual de Cultura de Santa Catarina, que reunirá propostas do governo e da sociedade civil. As propostas consolidadas serão encaminhadas à Assembleia Legislativa de Santa Catarina para consolidação, votação e aprovação, tranformando-as em leis.
O Fórum acontece no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e hoje as inscrições podem ser feitas no local, a partir das 8h30.
Hoje a programação se inicia às 9h30 com a cerimônia de abertura. Na sequência, uma palestra com Américo Córdula, Secretário Substituto da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), que vai falar sobre as metas do Plano Nacional de Cultura. Na parte da tarde, a partir das 13h30, os trabalhos se desenvolvem nos grupos, explorando os eixos temáticos:
I. Infraestrutura: ampliação, adequação, construção e acessibilidade.
II. Patrimônio Cultural: valorização, preservação e restauração.
III. Criação, Produção e Inovação.
IV. Difusão, Circulação e Promoção.
V. Educação e Produção de Conhecimento: capacitação, formação, qualificação,
investigação e pesquisa.
VI. Organização, Planejamento e Gestão do Setor.
Na terça-feira, a manhã e a tarde são reservadas para a Plenária.