A falta desses dados ocasionam a quebra de centenas de agências de publicidade anualmente.
Um gestor de agência que não tem a visão imediata do fluxo de caixa do projeto e o acompanhamento da realização do resultado, sabe que pode ser surpreendido negativamente a qualquer momento.
O que mede o grau de dificuldade de gerir uma empresa?
O tamanho? Não, é a complexidade, a variedade de serviços e o nível de dependência do capital humano.
Uma agência, dependendo do tipo de serviço, pode ser considerada complexa (dependência do fator criativo), com muita variedade, pois possui boa diversidade de serviços e com total dependência do capital humano.
Por esses fatores, o risco do negócio pode ser considerado alto.
Se a empresa produz e comercializa serviços ou produtos padrões, fica infinitamente mais fácil de controlar seus processos e sabemos que o que se produz nas agências, são projetos e boa parte deles, são únicos (uma realidade completamente diferente).
Empresa com serviços/produto padrões – A gestão é mais fácil
Padrões orçamentários
Quando falamos de empresas com serviços/produtos padrões, falamos de processos repetitivos e isso muda completamente a forma de gestão, pois existe maior previsibilidade.
Controlar a eficiência e a produtividade é muito mais tranquilo, logo, as variações orçamentárias são bem controláveis e muito mais previsíveis.
Fluxo de caixa – Balanceamento do fluxo
Normalmente em empresas assim, o fluxo de caixa é único, e tem como objetivo principal, manter um saldo positivo, balanceando o fluxo de pagamentos e recebimentos.
Apuração do Resultado – Da empresa – Final do mês
Podemos apurar o resultado, gerando um DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) da empresa no final do mês e analisar se o comportamento foi conforme o previsto, sem comprometer muito o negócio.
Empresa com serviços/produtos que trabalham com projetos –
A gestão é muito mais difícil
Padrões orçamentários? Está muito mais para “pistas” do que fazer.
É aqui que mora o problema, a falta de padrões. Claro que existem serviços (graças a Deus) que possuem um processo muito semelhante e facilitam questões de orçamentação, mas os projetos mais complexos, não tem jeito e o risco de levarmos prejuízo, é altíssimo.
Fluxo de caixa – Balanceamento do fluxo – Por projeto
Não adianta olharmos o fluxo de caixa apenas com o objetivo de balancearmos o fluxo de pagamentos ou de recebimentos, temos que analisar o fluxo de caixa de cada projeto.
Temos o que foi orçado, certo? Precisamos ter o realizado e acompanhar se financeiramente o projeto está equilibrado.
Erros orçamentários ou erros de execução onde o retrabalho (refação) ocorre, pode gerar um verdadeiro desfalque na agência.
Apuração do Resultado – Online e por projeto
Devemos apurar o resultado online e por projeto. Dependendo do projeto, não dá tempo para esperar chegar o final do mês e só então ver o que aconteceu. Pode ser tarde demais e literalmente, podemos decretar o prejuízo na agência.
Por isso, é simples entender como é mais complicado gerir uma empresa por projetos. Sua agência precisa implementar esse conceito para assegurar o crescimento de forma saudável.
Podemos reverter um prejuízo iminente, se tivermos a gestão online dos projetos com a visão financeira e de resultado de forma integrada.
Sobre o Pauta.Me
É o primeiro sistema de gestão empresarial especializado em Agências, que leva na íntegra, o conceito de ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento dos recursos empresariais) e contempla uma robusta base de dados que permite a análise de fluxo de caixa e resultado por projeto.
Seu elevado nível de integração, permite que os processos operacionais e financeiros, gerem os dados necessários para análises gerenciais que elevam a rentabilidade de sua agência.
Solicite uma apresentação.
Quer receber mais artigos do nosso Blog? Cadastre-se aqui.