A cadeia produtiva cultural de Florianópolis conta agora com um sistema de mapeamento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e desenvolvido pela Alquimídia.org, com base de dados alimentada pelos produtores e divulgadores dos setores de arte e cultura da região.
A plataforma online, batizada como IDCult, foi lançada na 5ª Conferência Municipal de Cultura, que teve a presença de Geraldo Luiz Horta de Alvarenga Junior, coordenador geral de Monitoramento de Informações Culturais do Ministério da Cultura.
“O sistema possibilitará, através do cruzamento de informações e da geração de gráficos, indicadores para profissionalizar a gestão cultural,” explica o Secretário de Cultura de Florianópolis, Luiz Ekke Moukarzel. Este processo de gerenciamento da identidade cultural local funcionará como um facilitador na catalogação e acesso às obras produzidas, bem como uma porta para a participação em editais e premiações. “O IDCult será integrado com o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), o que aumenta a visibilidade do poder público sobre os índices gerados pelos metadados administrados com o nosso suporte”, diz Tatiane Gonzaga, diretora de tecnologia da Alquimídia. “Mapear a diversidade cultural da capital do Estado abre novas possibilidades de articulação e de negócios para os produtores culturais organizados em rede” conclui a desenvolvedora.
O IDCult-Floripa pode ser acessado no endereço eletrônico cultura.sc/floripa.