O processo de seleção para a EXPERIMENTAL BIG BAND, em janeiro, foi um sucesso. Agora, o projeto inicia a emocionante etapa dos ensaios no Teatro do Campus Park Unisociesc.
“A adesão de músicos vindos das cidades de Joinville, Blumenau, Florianópolis, São José, Schroeder, Barra Velha e Camboriú preencheu todas as vagas disponíveis na Big Band. Esta semana iniciam os ensaios e nós estamos todos muito animados para essa nova fase”, expressa Marisa Toledo, coordenadora do projeto. A EXPERIMENTAL BIG BAND é uma iniciativa promovida pela Sarau# Produções, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura. O projeto conta com o apoio do Campus Park Unisociesc, além do incentivo de importantes parceiros como Schulz Compressores, Ciser, Celesc e ICRH – o braço social do Grupo Tigre.
Durante a etapa seletiva foi observada uma diversidade de músicos, com diferentes níveis de experiência. Em alguns naipes, a concorrência foi acirrada, levando o maestro Cláudio Moraes, diretor artístico da EBB, a considerar a formação de uma segunda Big Band dada a abundância de talentos. “Acredito que a escolha foi muito justa e que, com essa formação, faremos um bom trabalho de base, servindo também como vitrine para os músicos mais novos”, destaca Cláudio.
Além dos aspectos técnicos, como domínio do instrumento, leitura e criatividade, o recrutamento priorizou duas características cruciais: a flexibilidade e a capacidade de escuta de cada participante. “Em um grupo tão numeroso, a habilidade de ouvir e, se necessário, ajustar abordagens, é indispensável”, complementa Sérgio Coelho, integrante da banca avaliadora.
Os candidatos demonstraram um alto nível musical, com grande interesse em participar, como conta Edson Sant’anna, também da banca de avaliadores: “O processo seletivo abarcou uma faixa etária diversificada, contemplando músicos experientes atuantes profissionalmente e outros em busca de uma transição profissional através da BIG BAND”.
Os integrantes da banca de avaliação levaram em conta a sonoridade e a fluência no instrumento, interpretação e compreensão estilística do repertório popular, assim como habilidades de improvisação, desenvoltura na leitura à primeira vista, e a postura de interesse do candidato no projeto durante a prova e a entrevista.
Essa triagem inicial foi o primeiro passo para a formação de uma EXPERIMENTAL BIG BAND de excelência, pronta para encantar os amantes da música em todas as suas apresentações. Continue acompanhando o desenvolvimento do projeto pelo site https://www.experimentalbigband.art/ e pelo Instagram @ExperimentalBigBand.