Após visitar as instalações do Espaço Mais Cultura inaugurado em Florianópolis, a ministra Ana de Hollanda demosntrou disposição para falar sobre as ações e programas desenvolvidos pelo Ministério da Cultura (MinC) nos últimos meses.
“Passamos um bom tempo num processo de estruturação, realizando mudanças na equipe e fazendo levantamentos de pendências. Aos poucos vamos lançando os nossos programas, que estão mostrando a cara deste ministério”, explicou.
De acordo com a ministra, o MinC não é um ministério de grandes ações, mas sim o que ela prefere chamar de ministério estruturante, que busca a sustentabilidade dos agentes culturais. Foi com esse objetivo, por exemplo, que em sua gestão a ministra optou pela criação da Secretaria de Economia Criativa, seguindo uma tendência observada em cada vez mais países. “Várias nações têm demonstrado essa preocupação com a economia e com o mundo da cultura. Queremos que o artista viva da sua profissão, e isso é perfeitamente possível se o trabalho for bem estruturado. O profissional pode encontrar estabilidade no mundo da cultura”, defendeu Ana de Hollanda.