Edital do Prêmio Elisabete Anderle em consulta pública

No dia 16 de junho, em uma reunião na Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SOL) entre o Secretário César Souza Junior e representantes de diversas áreas do setor cultural, Leone Silva, diretor do Grupo de Teatro GATS, de Jaraguá do Sul, foi enfático ao falar sobre a carência de iniciativas governamentais de incentivo à cultura.

Naquela oportunidade, Leone, que fez parte da comissão responsável pela elaboração do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura no ano de 2009, chamou atenção para o alcance do prêmio. Em sua primeira edição prêmio recebeu 1428 inscrições, das quais 1083 foram habilitadas. “Houve inscrições do Estado todo, e 35 municípios tiveram projetos contemplados. Esses números comprovam sua importância”, reforçou Leone.

Mostrando-se impressionado com os números, o secretário afirmou que a solução era simles, e que os editais são, na verdade, um dos mais eficazes mecanismos à disposição da administração pública no sentido de promover ações em áreas específicas. César Souza empenhou sua palavra ao prometer  reeditar o prêmio e disponibilizá-lo à consulta pública ainda em 2011. A promessa tornou-se verdade, e agora o Elisabete Anderle 2011 está disponível para consulta pública.

De acordo com a SOL, a disponibilização do edital para consulta pública tem como objetivo colher propostas junto à comunidade cultural do estado, que certamente tem muito a contribuir com o processo.  Questões levantadas na reunião de 16 de junho devem , certamente, ser revistas na reedição do prêmio, como a ausência/e ou abordagem equivocada de determinadas áreas. Thiago Skárnio, por exemplo, falou sobre a possibilidade Santa Catarina efetivar seu pioneirismo ao colocar o termo cultura digital em suas leis voltadas para a cultura.

“A participação da sociedade é fundamental para que este edital seja elaborado de forma a atender as expectativas da classe cultural”, explicou o secretário César Souza;

O Edital
O objetivo do Prêmio Elisabete Anderle é promover e apoiar iniciativas culturais e artísticas no Estado de Santa Catarina, priorizando propostas que tenham interesse social e que incorporem a memória e a diversidade cultural do estado. As premiações contemplam as áreas de artes visuais, artes populares, dança, letras, música, patrimônio cultural e teatro.

No dia 11 de agosto o secretário César Souza Junior, assinou uma portaria determinando  a constituição de uma comissão de agentes para elaboração da minuta do Decreto que deve regulamentar a Lei nº 15.530/11, relativa ao edital referente ao prêmio Elisabete Anderle.

Foram nomeados a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mary Elizabeth Benedet Garcia, a diretora do Plano Desenvolvimento Integrado do Lazer da SOL, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, e o representante jurídico da SOL, Marcus Vinícius Motter Borge, que devem coordenar uma equipe formada por Roselaine Vinhas, Marta Cesar, Guilherme Zimmer, Willian Sieverdt, Francisco do Vale Pereira, Jéferson Lima, Marli Teresinha Fávero, Rodrigo Goeldner Capella, Susana Bianchini Simon e Lucas Figueiró.

Visite o site e conheça o edital.
As sugestões podem ser enviadas pelo e-mail   sugestaoelisabeteanderle@sol.sc.gov.br