Começa hoje a 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Com a abertura oficial da Mostra (classificada como um dos únicos eventos de produção audiovisual direcionado ao público infantil no Brasil), que acontece a partir das 19h00, no Teatro Governador Pedro Ivo, será dada a largada para a maratona de 17 dias de programação, que envolve a exibição de filmes nacionais e estrangeiros, mesas de discussão, oficinas, salas de leitura, apresentações de artistas catarinenses e uma serie de atividades, com opções que agradam aos públicos infantil e adulto.

Segundo a idealizadora e diretora do evento, Luiza Lins, as crianças se reconhecem nos filmes apresentados. “Os curtas são o retrato da cultura e das crianças brasileiras, que quase não têm espaço no cinema comercial e na TV. A Mostra é uma oportunidade para que as crianças tenham acesso à pluralidade das crianças brasileiras e também de fora do país”, observou Luiza.

A cada ano a Mostra tem um homenageado especial, e elege um tema central das discussões. Em 2013, ano em que chega à sua 12 edição o evento é dedicado a Manoel Barros, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, que em sua obra dialoga de forma profunda e delicada com o rico imaginário infantil. Sua poesia retrata a criança e a natureza, suas brincadeiras e sua criatividade, com todas as cores que as letras conseguem traduzir.

PARA TODOS OS GOSTOS

Este ano a Mostra exibirá 84 curtas, divididos entre animação, ficção e documentário, além de promover oficinas de animação e confecção de bonecos, conversas com diretores, brincadeiras e atividades de leitura.

Aprofundando o debate sobre a relação entre cultura e infância, o assunto será tema do 9 ͦ  Encontro Nacional de Cinema Infantil, que acontece amanhã, a partir das 9h00 no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), que contará com a presença da Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, Beth Carmona (Comkids), Karen Accioli (Festival Intercâmbio de Linguagens – RJ) e do artista Evandro Salles.

Além das informações no site, o público terá a oportunidade de acompanhar o evento pela página no Facebook, que diariamente trará a programação e novidades.

Confira a programação de 28 a 30
SEXTA-FEIRA 28/06
19h00 – Teatro Governador Pedro Ivo – Sessão de Abertura (aberta ao público)
Lançamento de DVDs com curtas-metragens brasileiros infantis;
Homenagem ao Poeta Manoel de Barros.
Exibição dos Filmes – 35min  – LIVRE
As árvores de Manoel – De Fabio Hacker, documentário, SP, 2010, HD, 7 min.
Inspirado no livro “O menino do Mato” de Manoel de Barros. Uma vídeo-poesia que fala da relação das crianças com as árvores. O filme retrata, por meio de imagens singelas e despretensiosas, o modo como Manoel de Barros se relaciona com a natureza.
Meu amigo Nietzsche – De Fáuston da Silva, ficção, DF, 2012, full HD, 15 min.
Um garoto encontra um livro de filosofia. O improvável encontro será o início de uma violenta revolução em sua mente, na vida de sua família e na sociedade. Ao final, ele não será mais um garoto. Será uma dinamite.
O sumiço da coroa* – De Chico Faganello e Marco Martins, ficção, SC, 2013, HD, 13 min. *CONVIDADO ESTREIA
A coroa, o principal símbolo da Festa do Divino Espírito Santo, desaparece da Igreja da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. E agora? Clara e Pedro começam a investigação para tentar recuperá-la e deixar a festa acontecer com todo o sucesso!
SÁBADO 29/06
14h00 – Teatro Governador Pedro Ivo
Sessão Curtas Brasil 1 – 63min – LIVRE (sugestão a partir de 6 anos)
O rei da montanha de ouro – De Thaissa Resek, animação, RJ, 2012, full HD, 8 min.
Baseado no conto homônimo dos Irmãos Grimm, o conto narra a história de um garoto que foi obrigado a abandonar seus pais e ir para um reino desconhecido, e ao chegar lá descobre que o reino havia sido amaldiçoado e que ele deve ajudar a Princesa para quebrar a maldição.
Lala – Homens da caverna – De Jon e Thomate, animação, SP, 2012, full HD, 2 min.
O repórter Foguete viaja no tempo e bate um papo que vai ficar na história.
A rua é pública – De Anderson Lima, ficção, MG, 2013, full HD, 9 min.
Eles tinham a bola, o time e nenhum lugar pra jogar. Sem campo, quadra ou rua, algumas crianças do assentamento Eliana Silva não acham que disputa de pênaltis seja uma grande aventura, mas isso está prestes a mudar.
Trupz – De Fábio Togashi Toma, animação, SP, 2011, full HD, 11 min.
Trimiliki e Trapizomba, os palhaços gêmeos, astros do circo Trupz, se encontram em uma grande enrascada ao serem enfeitiçados pelo mágico Kazan e perderem a graça. Agora, Trimiliki e Trapizomba terão que buscar seu talento perdido e recuperar a sua autoestima.
Uma dupla de dois – o paradeiro de Jorge – De Fernando Coelho, ficção, PR, 2012, HD, 9 min.
Dona Matilde, uma senhora da vizinhança, reclama o desaparecimento do seu gato Jorge. A pequena dupla de investigadores passa a questionar o levado menino da rua, Pedro, e o suspeito pintor que trabalha na reforma da casa de Dona Matilde.
Dinoshop – De Tainá Ribeiro Nepomuceno, animação, RS, 2013, full HD, 4 min.
Mirim é uma menina de rua que passa os dias a observar Lexx, um dinossauro nascido em um dinoshop que vende apenas os ovos de dinossauros. Barbarussa, o dono da loja, ganancioso e mal-humorado, se zanga com a presença de Lexx, que nunca é vendido, cabendo a Mirim agir em prol do seu amigo escamoso.
As árvores de Manoel – De Fabio Hacker, documentário, SP, 2010, HD, 7 min.
Inspirado no livro “O menino do Mato”, de Manoel de Barros. Uma vídeo-poesia que fala da relação das crianças com as árvores. O filme retrata, por meio de imagens singelas e despretensiosas, o modo como Manoel de Barros se relaciona com a natureza.
Encantadores de histórias – De Raquel Piantino, animação, DF, 2013, HD, 7 min.
Por meio da música e do movimento, personagens inspirados no livro “As mil e Uma Noites” celebram a continuidade da vida e o renascimento do maravilhoso. Uma atmosfera mágica em que reina gênios e humanos viajantes por terras infinitas e inimagináveis.
O pequeno monstro – De Kauê Nunes Melo e Nildo Ferreira, ficção, SP, 2012, HD, 6 min.
Miguel é um menino de oito anos que possui uma maneira própria de ver o mundo. Incentivado por uma redação da escola e por sua imaginação, revela os mistérios sombrios que descobriu no dia a dia de sua família formada por monstros.
16h00 – Teatro Governador Pedro Ivo
Sessão FICI  – LIVRE (sugestão a partir de 8 anos)
A chave dos campos (La Clé des Champs) – De Claude Nuridsany, Marie Pérennou, ficção, França, 2011, digital, 80 min.
A Chave dos Campos é uma delicada ficção, dedicada à natureza e às crianças. Aquele lugar era uma espécie de paraíso, um refúgio longe do mundo dos adultos. Um espelho mágico, por meio do qual descobriam seres desconhecidos e o reflexo de suas próprias vidas.
17h30 – Palquinho da Mostra (Teatro Governador Pedro Ivo)
Espetáculo musical O Carro das Sopas, com a Cia Mafagafos
18h00 – Teatro Governador Pedro Ivo
Sessão Nacional –  10 ANOS
Meu pé de laranja lima – De Marcos Bernstein, ficção, Brasil, 2012, 35mm, 99 min.
Zezé é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de que seu pai está desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga, um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo.
DOMINGO 30/06
10h – Teatro Governador Pedro Ivo
Sessão Nacional –  LIVRE (sugestão a partir de 6 anos)
Cachoeira (curta) – De Rodrigo EBA, animação, SP, 2011, full HD, 1 min.
Animação Stop motion feita com gotas de água, sobre a visita de um homem a uma cachoeira.
31 minutos (longa) – De Álvaro Díaz e Pedro Peirano, animação, Brasil, 2012, 35mm, 85 min.
A história de Juanín, o produtor do famoso noticiário de TV 31 Minutos e o último de sua espécie, que precisa escapar do assédio da colecionadora de animais, Cachirula. Na trama, Juanín vai contar com a ajuda da equipe do telejornal no qual trabalha para salvá-lo de cair nas mãos da inimiga.
14h00 – Teatro Governador Pedro Ivo
Sessão ANIMA MUNDI – 65min –  LIVRE
Só dá Ângelo – Guerra de zarabatanas (Angelo Rules – The Spitball Wars) – De Chloe Miller, animação, França, 2009, 7 min.
Ângelo e os amigos inventam uma defesa elaborada contra as zarabatanas de cuspe de Manetti, o que não é fácil, já que eles têm que fazer tudo sem que o professor perceba.
Nuvenzinha fofa (Fluffy Mc Cloud) – De Conor Finnegan, animação, Irlanda, 2010, 3 min.
Uma nuvem fofinha tem problemas para controlar sua raiva.
Ernesto e os dentes de leite (Ernesto) – De Corinne Ladeinde, animação, Reino Unido, 2011, 7 min.
Ernesto, um menino de sete anos, se sente rejeitado quando percebe que é a única criança na escola com todos os dentes de leite. Ele faz de tudo para se livrar de seus dentes, mas eles têm outros planos…
Contos folclóricos húngaros – Uvas falantes, maçã sorridente e pêssego dançante – De Maria Horvath, animação, Hungria, 2011, 8 min. Título original: Magyar Népmesék – Szóló szölö, Mosolygo Alma, Csengö Baracsk.
A filha mais nova do rei pede a ele que lhe traga uvas falantes, maçãs sorridentes e pêssegos dançantes. O rei não encontra isso em nenhum lugar, mas um porco branco se dispõe a ajudá-lo em troca da mão da princesa…
A filha do grúfalo (The Gruffalo’s Child) – De Johannes Weiland e Uwe Heidschötter, animação, Reino Unido, 2011, 26 min.
Numa noite selvagem e tempestuosa, a filha do Grúfalo ignora o alerta de seus pais e, na ponta dos pés, sai pela neve em busca do Ratão Malvado.
O rei Gastão – De Diogo Viegas, animação, Brasil, 2011, 1 min.
Em um Reino, um Rei tão brilhante resolveu um castelo construir.
Marsicek, o pescador (O Rybari Marsickovi) – De Frantisek Vasa, animação, República Tcheca, 2011, 13 min.
Um clássico conto de fadas sobre um “peixe dourado” é apresentado como uma fábula automobilística moderna cheia de ação.
16h00 – Teatro Governador Pedro Ivo
Sessão Curtas Brasil 2 – 63min  – LIVRE (sugestão a partir de 8 anos)
A história dos meninos que andavam de noite – De Flávio Barone, ficção, SP, 2013, full HD, 15 min.
Diego é obrigado a passar o feriado com Vicente, seu meio-primo cadeirante. Com a descoberta dos segredos escondidos nas sombras do sítio, o que parecia chato, se transforma em uma grande jornada de aventura e amizade.
Somos todos Saci – De Renato Leôncio de Oliveira, animação, SP, 2012, HD, 3 min.
O Saci quer ser aceito no Paraíso dos mitos e das lendas, mas mesmo sendo realmente uma lenda, o Portão (que protege a entrada do paraíso) se fecha e não o deixa entrar. A personagem então precisa reverter a situação e convencer o gigante dourado de que ele também merece entrar.
A última reunião dançante – De Lisandro Santos, animação, RS, 2012, full HD, 13 min.
Jonas ficou em recuperação na escola e suas maiores preocupações são passar de ano e ficar com a menina de quem ele gosta. Faltam poucos dias antes que todos saiam de férias e sua grande chance de se dar bem está na última reunião dançante do ano.
Com os pés na cabeça – De Tiago Scorza e Gabriela L. Dalmasso, ficção, RJ, 2012, full HD, 15 min.
Em uma área rural, Zeco, filho de uma lavadeira e de um trabalhador,  ajuda a mãe entregando roupas para os seus clientes. Assim conhece Clara, menina da cidade grande que passa férias na região. Zeco não tem sapatos. Clara tem lindos tênis.
De martelos e serrotes – De Jackson Abacatu, animação, MG, 2012, full HD, 2 min.
Trabalhadores em uma oficina de marcenaria… ou não?
Os invisíveis: na família – De Humberto Avelar, animação, RJ, 2012, full HD, 2 min.
O maior pesadelo do jovem contemporâneo é ser invisível. Afinal, num mundo em que a imagem é fortemente valorizada e a comunicação está à disposição de todos, ser visto e reconhecido é prioridade entre os que desejam aceitação.
Souvenir de verão – De Luiza Carneiro e Marina Erlanger, ficção, RJ, 2012, full HD, 13 min.
Juju tem nove anos e se apaixona pela primeira vez. Como não entende o que está sentindo, ela pensa que está doente. Determinada a resolver seu problema, começa uma jornada para descobrir o que é o amor.
17h30 – Palquinho da Mostra (Teatro Governador Pedro Ivo)
Show Tatu do Bem, do grupo Tac Tic Tum
18h00 – Teatro Governador Pedro Ivo
Sessão Internacional  – 10 ANOS
Zarafa – De Jean-Christophe Lie e Rémi Bezançon, animação, França e Bélgica, 2012, 35mm, 78min.
Sob uma antiga árvore, um velho conta às crianças de sua aldeia uma fábula: a de uma forte amizade entre um menino, Maki, e uma girafa órfã chamada Zarafa. Juntos, eles viverão a aventura de suas vidas, viajando das areias do Sudão até as luzes de Paris.