CNIC reunida em Florianópolis

Chegou a vez de Florianópolis: dando continuidade ao processo de itinerãncia dos encontros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), no mês de março a reunião acontece na capital catarinense.
Desde durante a qual são submetidos à análise os projetos inscritos nas leis de incentivo.

Além de analisar as propostas inscritas nas leis de incentivo,  os componentes da CNIC também visitam iniciativas que têm incentivos da Lei Rouanet, com o objetivo de  interagir e conhecer mais de perto as ações implementadas em todo o território nacional.

Para isso, o Ministério da Cultura (MinC) deu início a reuniões em diferentes regiões do país, o que confere, também, um caráter menos operacional aos pareceres.
Há, também, um outro objetivo com essa itinerância: estimular produtores culturais a apresentar propostas de captação por meio de incentivo fiscal à medida que as reuniões da Comissão se realizam em locais diferenciados, proporcionando uma maior  diversificação na natureza e origem dos projetos.

Como atividade paralela de integração da comunidade cultural, na quarta-feira (14/03), acontece uma reunião entre o setor cultural da região e representantes da CNIC e do MinC. O encontro contará com a presença  do Presidente da Fundação Catarinense de Cultura  (FCC), Joceli de Souza, e do Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes.


Serão discutidas, em salas separadas, as áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Artes integradas; Humanidades e Patrimônio Cultural; Música e Audiovisual.

Ponte Hercílio Luz
Entre os mais de 600 projetos que devem ser analisados nesta 196ª reunião da CNIC, está o relativo à captação de R$ 77 milhões para custear parte da recuperação da Ponte Hercílio Luz. Considerando-se valores, o maior projeto aprovado pela CNIC até hoje, foi o de restauração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (R$ 50 milhões), o que não diminui o otimismo do governo do estado, que conta com a aprovação para viabilizar os trabalhos na Hercílio Luz.


Embora os dois primeiros dias da reunião (13 e 14) sejam dedicados à análise individual dos projetos, a resposta final só será conhecida na quinta, na plenária finla da reunião, que contará com a presença da Ministra Ana de Hollanda, que deve abrir a sessão.

 

SERVIÇO
O quê:
196ª reunião da CNIC
Onde:
Hotel Blue Tree, no Centro de Florianópolis.
Quando:
Dias 13, 14 e 15 de março

O quê:
Encontro entre comunidade cultural da região e representantes da FCC, MinC e CNIC.
Onde:
Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura – Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis.
Quando:
Dia 14 de março (quarta-feira), a partir das 16h30.