Cineclubismo

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a Diretoria de Direitos Intelectuais da Secretaria de Políticas Culturais e a ação Cine Mais Cultura do Programa Mais Cultura, ambas do Ministério da Cultura, promoverão na quinta-feira (26) um encontro para debater a articulação de uma rede de exibições audiovisuais em Santa Catarina, a partir dos cines, cineclubes, pontos de cultura, etc.

Na ocasião serão esclarecidos pontos do edital Cine Mais Cultura, lançado na véspera, durante a II Conferência Estadual de Cultura, assim como será discutida a questão dos direitos autorais em consonância com o cineclubismo. O encontro acontecerá na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (Av. Gov. Irineu Bornhausen, nº 5600 – Agronômica).

Programação:
 
9h-10h – A Articulação em Rede das Exibições Audiovisuais
Palestra com debate – Rodrigo Bouillet – Coordenador de Rede da ação Cine Mais Cultura / Programa Mais Cultura / Ministério da Cultura.
A proposta do encontro é discutir o trabalho em rede que pode ser construído integrando as diversas iniciativas que trabalham ou desejam trabalhar com a exibição audiovisual, ou seja, a promoção da articulação entre as diversas iniciativas no país: Cines, cineclubes, pontos de cultura, dentre outros. A ocasião pretende promover a troca de informações e soluções criativas para melhores exibições e relacionamento com o público; estimular o surgimento de parcerias; e incentivar a formação de redes estaduais de intercâmbio e organização.
  
10h-11h – Direitos Autorais e Cineclubismo
Palestra com debate – Rafael Pereira Oliveira – Coordenador-Geral de Difusão de Direitos Autorais e de Acesso à Cultura da Diretoria de Direitos Intelectuais / Secretaria de Políticas Culturais / Ministério da Cultura.
Desde 2007 o Ministério da Cultura vem promovendo o Fórum Nacional de Direito Autoral, que consiste numa série de debates e reuniões setoriais com o objetivo de discutir os sistemas legal e institucional do direito autoral no Brasil. Entre os focos desta discussão está a busca de equilíbrio entre os direitos dos autores de terem suas obras protegidas e os direitos dos membros da sociedade de terem acesso ao conhecimento e à cultura. Neste debate insere-se a questão dos cineclubes, espaços de exibição audiovisual sem finalidade comercial que têm como objetivos a formação de público e o fomento ao debate cultural.
 
 11h-12h – Edital Cine Mais Cultura

Palestra – Frederico Cardoso – Coordenador Executivo da ação Cine Mais Cultura / Programa Mais Cultura / Ministério da Cultura.
O objetivo é esclarecer as dúvidas sobre o edital e oferecer orientações para todos os interessados na atividade de difusão de audiovisual, entre eles Pontos de Cultura, representantes de escolas municipais, estaduais, gestores e produtores culturais, além de realizadores e cineclubistas. Estão abertos o Edital Nacional Cine Mais Cultura para Municípios com até 20 mil habitantes (150 propostas) e o Edital Cine Mais Cultura para Entidades Sem Fins Lucrativos de Santa Catarina (55 propostas). Para conhecer os editais em aberto e os períodos para inscrição veja http://www.cinemaiscultura.org.br/inscricoes_abertas.html/