Neste sentido o projeto prevê para 2011 a produção de uma série para TV, denominada provisoriamente “Revista Cultura Viva” que será composta a partir de vídeos produzidos por Pontos de Cultura, além da articulação de arranjos produtivos para a produção de curtas de ficção.
A fim de assegurar uma participação ampla e o mais democrática possível, o Lab Cultura Viva utilizará como metodologia a seleção de Pontos de Cultura através de editais públicos e, além disso, será permitido que os pontos se associem a produtoras e produtores independentes.
O primeiro destes editais será publicado no dia 03 de maio e a partir desta data os Pontos terão 45 dias para inscreverem seus projetos. Com este edital o Lab Cultura Viva pretende selecionar 20 Pontos de Cultura para a produção de 80 documentários.
Antes do início das produções, o Lab Cultura Viva oferecerá aos selecionados uma oficina de uma semana, com profissionais conceituados no mundo do audiovisual, na qual serão discutidos parâmetros técnicos e estéticos que permitirão uma maior harmonia entre as produções.
Para conversar sobre este edital e esclarecer melhor o projeto geral o Lab Cultura Viva, a Representação dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul e a Representação Regional Sul do MinC, convidam os Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul e demais documentaristas e realizadores audiovisuais para um bate papo o coordenador de conteúdo João Vargas, e o coordenador de produção Paulo Tavares, na próxima terça-feira, 10 de maio, à partir das 15h, na Representação Regional Sul do MinC – Rua André Puente, 441 Salão de Eventos – Térreo, Independência, Porto Alegre, RS.