Cuidado com o Faturamento
Pois é companheiras e companheiros, quem diria que uma atividade tão simples poderia gerar tanta dor de cabeça. Ou quem já não pegou um “errinho” ou outro de faturamento?
Por que podemos cometer tantos erros nesse processo?
A pesquisa Fenapro já dá uma dica: são muitos serviços e ao mesmo tempo muitas terceirizações. E haja paciência para as negociações de preço.
Difícil padronizar. São muitas variáveis que podem induzir ao erro.
Faturar precisa ser encarado como uma atividade complexa, que necessita de um check list muito bem produzido ou o erro pode ocorrer numa frequência maior do que o previsto, gerando prejuízos muitas vezes irrecuperáveis.
Negociações com os clientes após o faturamento, geram tremendo estresse. O cliente pode encarar esses “probleminhas” de faturamento como desorganização de nossa parte ou tentativa de renegociação.
E os terceirizados? Irão aceitar novas condições por que erramos? Dependendo do nível de relacionamento, até poderão aceitar, mas o desgaste irá acontecer.
Temos como referência (ou deveríamos ter) a tabela de preços do Sinapro, mas precisamos construir uma escala de descontos bastante grande para adaptar à realidade de cada região e isso já gera um controle importante.
- Tipos de serviços
- Preços
- Condições de pagamento
- Terceirização
- Nível de urgência
- Qualidade
- Prazos
São algumas das variáveis que acabam por afetar esse processo, logo, melhor encarar o faturamento como um processo complexo para evitarmos prejuízos.
Sobre o Faturamento no Pauta.Me
Sabendo que o processo exige um excelente nível de controle, o Pauta.Me possui uma inteligência que dá maior tranquilidade no faturamento. O software leva em consideração essas variáveis e funciona como um auditor controlando cada etapa do faturamento. Isso só é possível pelo nível de integração que o Pauta.Me possui entre todos os processos da agência: CRM, Atendimento, Projetos, Mídia, Produção e Financeiro.
Solicite uma apresentação.
Quer receber mais artigos do nosso Blog? Cadastre-se aqui.