Reflexões sobre a Pesquisa youPIX – Influencers Market 2016
A youPIX, uma empresa especializada na produção e curadoria de conteúdo sobre Influencers divulgou na semana passada a pesquisa “Influencers Market 2016”.
O estudo, realizado em parceria com a GFK, empresa de pesquisa e inteligência de mercado, a AirInfluencers, plataforma de busca e gestão de influenciadores e o site Meio&Mensagem, apresenta um mapeamento deste mercado potencial para as Agências de Publicidade e Marketing Digital, que devem tanto estar atentas aos influenciadores ligados aos nichos dos seus clientes, como também enxergar estes creators como marcas e consequentemente, novas oportunidades de negócios.
O Influenciador Digital não é a versão moderna do Garoto-Propaganda, aqueles profissionais associados a marcas específicas na publicidade tradicional. Influenciadores Digitais são pessoas que – por diversos motivos que vão da especialidade ao carisma – se tornam conhecidas pela produção de conteúdo sobre diversos temas, tais como: moda, mídia, e gastronomia. Este conteúdo é produzido muitas vezes na forma de comentário e crítica, sendo a maioria no formato de vídeo ou texto.
Uma das conclusões mais importantes da Pesquisa youPIX é a de que
Marcas continuam fazendo publicidade na dinâmica antiga e não estão acertando ninguém.
As Agências podem e devem fazer o papel da intermediação entre as marcas e os Influencers que podem trazer uma boa e qualificada audiência. Para isso precisam estar atentas a esses fenômenos da Internet, que são “aparentemente desconhecidos” que têm “milhões de seguidores”.
A maior diferença do Garoto-Propaganda para o Influenciador, é a de que enquanto o Garoto-Propaganda é um profissional associado explicitamente a uma marca, a marca é que vai associar-se ao Influenciador. E essa associação precisa ser da forma mais natural e discreta possível, para que o Influenciador não perca a credibilidade e relevância.
O Marketing de Influência trata do agenciamento de talentos e da assessoria comercial de Influenciadores Digitais. O agenciamento e representação de creators e influenciadores da rede é uma atividade que vem crescendo no Brasil, que conta com a oferta diária de centenas de tuiteiros, instagrammers?, blogueiros e ?youtubers? com papel determinante nos hábitos de consumo de milhares de seguidores na rede.
Muitos destes Influenciadores não possuem experiência nem estrutura, para avaliar e negociar propostas, ou mesmo procurar empresas interessadas em sua audiência, é neste sentido que as Agências podem contribuir e abrir novas frentes de atuação no mercado de publicidade.
Sobre o módulo de Marketing Digital
Além de permitir a publicação e controle de posts no Facebook, WordPress e Twitter, o módulo de Marketing Digital do Pauta.Me também é integrado ao Google Analytics e a plataforma RD Station, o que permite omonitoramento e percepção de tendencias da rede como a atividade dos Influencers.
Solicite uma apresentação.
Quer receber mais artigos do nosso Blog? Cadastre-se aqui.