Em meio a critérios encontrados e desencontrados e com muito debate se firmaram acordos concretos na organicidade do Conselho de Cultura Viva e Comunitária na reunião que aconteceu na última semana em Buenos Aires. As discussões levaram em consideração contextos regionais, nacionais e continentais e traçaram objetivos de consolidação das políticas de estado para a Cultura.
As agendas de trabalho foram organizadas em cada país para que em março de 2014, na segunda reunião do Conselho em São Paulo, as propostas saiam fortalecidas para o Encontro Ibero americano de Cultura que acontecerá na Costa Rica em abril de 2014.
Os representantes dos 15 países presentes na primeira reunião retornam com tarefas concretas de articulação a cumprir localmente, seguindo o caminho trabalhado desde o Congresso de Cultura Viva Comunitária em La Paz – Bolívia. Entre elas a organização e programação do 2º Congresso para 2015 na Guatemala.
Restam muitas tarefas pendentes, dentre elas a consolidação da equipe de comunicação para que a informação circule nesses 15 países e integre mais comunidades e mais países.
A cultura digital é a ponte de comunicação da Rede de Cultura da América Latina. Experiências de cultura Viva e comunitária que não estão incluídas ou que não conhecem os projetos e programas da área podem ter, assim, a oportunidade de se comunicarem com as referências de cada país para seguir caminhando e fortalecendo suas raízes.