Exposição “Aurora, o Amanhecer” estreia no Casarão da Lagoa

Na mitologia greco-romana, a deusa Aurora (Eos) abria as portas do céu para o sol entrar, anunciando o alvorecer.  Inspirando-se na divindade responsável por despertar as criaturas do mundo para um novo dia, a artista Clara Fernandes criou a exposição Aurora – o Amanhecer, inaugurada nesta quarta-feira (11), no Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição.
 
A mostra celebra a renovação do antigo Casarão da Lagoa, que passa a oferecer novos serviços à comunidade, como oficinas e internet gratuita. A abertura da Loja das Rendeiras também aconteceu anda há pouco, com apresentação do grupo Gente da Terra.
 
Reunindo obras produzidas em diferentes momentos de criação, a exposição Aurora – o Amanhecer estará aberta ao público até 31 de janeiro de 2014, diariamente das 13 às 19 horas, com entrada livre. A mostra contempla tramas em metal, linho, seda, vidro e gesso, entre outros materiais. Inclui também desenhos resultantes de estudos de performance e gravuras feitas por Clara Fernandes.
 
Atuando nas artes visuais há mais de três décadas, a artista desenvolveu um estilo em tramas tridimensionais que utilizam materiais têxteis e metálicos. A poética peculiar de Clara Fernandes já foi apresentada ao público em diversas exposições individuais, com destaque para Terral (1990), Iluminuras (1997), Vazante (2001), Lume (2008-2010) e Amorphobia (2012).