Sexta e sábado, São José realiza sua Conferência Municipal de Cultura

A solenidade de abertura da II Conferência Municipal de Cultura de São José, que acontece hoje à noite no Centro Multiusos do município, é importante não apenas para marcar o início do evento, mas para registrar o retorno do diálogo entre a classe cultural e a administração municipal, possibilitando o desenvolvimento de uma política pública para o setor. Segundo Carlos Eduardo Martins, superintendente adjunto da Fundação Municipal de Cultura e Turismo do município, desde a realização da primeira Conferência, em 2009, a cultura no município passou por momentos diferenciados. “No início houve um engajamento, mas depois o segmento voltou a ficar estagnado, e desde que assumimos nos concentramos em ações efetivas para dar continuidade àquele processo”, explica. O superintendente observa que um importante passo foi dado em março, durante as comemorações pelo aniversário do município, quando a prefeita Adeliana dal Pont assinou o termo de adesão de São José ao Sistema Nacional de Cultura.

Etapa preparatória para as conferências estadual e nacional, que acontecem em setembro e novembro, a Conferência Municipal coloca a cultura em discussão a partir de quatro eixos – Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Autorais, Cultura e Desenvolvimento – e além de avaliar a realidade cultural da cidade, os participantes irão apontar necessidades do setor, propor diretrizes e eleger os delegados para participar da etapa estadual.

A solenidade de abertura do evento começa às 19h00, mas a partir das 18h00 o credenciamento já está aberto. A participação é livre, mas para a eleição de delegados e participação dos grupos de discussão é necessário estar credenciado.

Na programação de hoje estão previstas apresentações artísticas e duas palestras, com temas fundamentadores para as discussões que acontecem durante todo o dia, amanhã.  Às 19h30, a representante o Ministério da Cultura na região Sul, Margaret Moraes, vai proferir uma palestra sobre o “SNC como Política de Estado para a Cultura”, e às 20h30 o escritor e historiador Silvestre Ferreira fala sobre “A Cultura como eixo de Desenvolvimento e Cidadania”.

Programação 

Sexta-feira – 12 de julho

18h00 – credenciamento e apresentação de Ney Platt

19h00 – abertura oficial da Conferência.

19h30min – palestra “Sistema Nacional como Política de Estado para Cultura”, com Margarete Moraes, representante regional Sul do Ministério da Cultura.

20h – apresentação teatral do Grupo Além do Palco.

20h30min – Palestra “Cultura como Eixo de Desenvolvimento e Cidadania”, com o historiador Silvestre Ferreira.

Sábado – 13 de julho

08h00 às 12h00 – Credenciamento

08h30min – Composição da mesa

08h35min – Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência

09h000 – Encaminhamento para discussões dos eixos temáticos

12h00 – Entrega das propostas

12h00 às 13h00 – Pausa para o almoço

13h00 – Apresentação artística com o grupo “Passo da Dança”

13h30min – apresentação e aprovação das propostas na Plenária

15h30min – coffee break

16h00 – Eleição dos delegados

18h00 – Apresentação artística da banda “Divina Flor”

18h30min – Encerramento