A primeira semana de junho será dedicada ao debate sobre os desafios, perspectivas e alternativas da cultura, temas que estarão em debate durante a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis, que acontece entre os dias 3 e 5, no Centro de eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC.
Com o slogan “Cultura Agora”, a conferência de 2013 dá continuidade ao que foi discutido e implementado nas edições anteriores – a institucionalização dos componentes do Sistema Nacional de Cultura (SNC), o lançamento dos primeiros editais do Fundo Municipal de Cultura (FMC) e as discussões sobre o Plano Municipal de Cultura (PMC) – e desta vez o foco principal estará nas discussões sobre uma política de Estado para a Cultura e os desafios do SNC na organização da gestão nos níveis federal, estadual e municipal. O evento integra a etapa preparatória para as conferências estadual e nacional, a primeira programada para acontecer até meados de setembro, e a segunda marcada para o período de 26 a 29 de novembro, em Brasília.
A programação é intensa, e os debates serão divididos em quatro eixos (Implementação do SNC, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento), com a proposta de colocar em pauta um enfoque nacional, além da criação e fortalecimento de fóruns e redes para a Cultura.
No primeiro dia (03/06), Marta Cesar, que foi a primeira presidente do CMPC (gestão 2010/2012) e hoje é Diretora de Arte da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), fará um retrospecto das edições anteriores, elencando os avanços e resultados obtidos desde a primeira mobilização municipal, que aconteceu em 2005, e as perspectivas a partir de agora. Além disso, a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Claúdia Leitão, fará uma palestra a partir das 16h00.
A terça-feira será dedicada aos debates por eixos e à elaboração e fechamento das propostas, que serão revistas e aprovadas na manhã de quarta-feira, quando acontece a Plenária Final. A Conferência se encerra com a eleição de representantes da sociedade civil para ocupar os cargos vagos no CMPC, e a posse dos membros do poder público (período 2013/2014).
O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis por intermédio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), e aberto à participação pública, mediante inscrição. Confira a programação detalhada.
SERVIÇO:
O quê?
4ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis.
Quando?
De 3 a 5 de junho.
Onde?
Centro de eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus Trindade.