Na quarta-feira passada (16/10/2013), o Conselho Estadual de Cultura do RS se reuniu para discussão das políticas públicas estaduais de cidadania e diversidade cultural, em especial o programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura, as questões levantadas no encontro foram relacionadas com o desenho institucional das políticas culturais, no sentido de avançar na definição de diferentes níveis e atribuições. Como analogia, podemos considerar que os Pontos de Cultura e as bibliotecas públicas estão para os sistemas de cultura assim como as escolas estão para os sistemas de educação e os postos de saúde para o SUS.
Assim, o planejamento das políticas a partir do Sistema Nacional de Indicadores e Informações Culturais (SNIC) poderá ter como horizonte uma rede que garanta o acesso/alcance de toda a população às políticas culturais, estabelecendo no repasse fundo a fundo uma garantia de continuidade.
Em 2011 e 2012, a SEDAC celebrou convênios com o Ministério da Cultura para contemplar Pontos de Cultura, modernizar bibliotecas públicas municipais e viabilizar a atuação de Agentes de Leitura, totalizando cerca de R$ 25milhões. Até o fim de 2013, serão 160 Pontos de Cultura, 160 bibliotecas modernizadas (cerca de 1/3 do RS) e 220 Agentes de Leitura atuando em Territórios de Paz.