Sábado, dia 18, a partir das 09h00, acontece em Joinville o II Encontro Catarinense de LibreOffice, evento promovido pelo LibreOffice Brasil, pelo Grupo de Pesquisas em Software Livre Colméia e pela UDESC. Em relação à primeira edição, realizada em março de 2011 em Nova Trento, a organização aposta em um crescimento significativo, tanto em termos de público quanto de divulgação. Naquela ocasião, 50 participantes marcaram presença, além de outros 50 que acompanharam via internet. “Esperamos um público de aproximadamente 130 pessoas, e as vagas para algumas das programações já estão esgotadas”, explica Klaibson Ribeiro, que ajuda na organização e é responsável pela caravana que sai de Florianópolis, levando participantes do evento para Joinville.
Este ano, a mesa de abertura tem a presença confirmada de João Rufino de Sales, diretor do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), órgão responsável pelo gerenciamento de tecnologia da informação do governo do estado, incluindo os sites.
O evento envolve governo, academia e empresas locais, deixando claro o interesse do tema para os diversos segmentos. O LibreOffice é uma suíte de aplicações de escritório de código aberto, destinada tanto à utilização pessoal quanto profissional. Compatível com as principais suítes de escritório em uso no mercado, ela oferece todas as funções que se procura em uma versão proprietária, e está disponível na maioria das plataformas. Além de editor de textos, planilha, editor de apresentações, editor de desenhos e banco de dados, o LibreOffice oferece também exportação para PDF, editor de fórmulas científicas e outras possibilidades, que comprovam sua aplicabilidade no dia a dia.
Desde o seu desenvolvimento, o principal objetivo foi o de oferecer uma alternativa de aplicativo que aliasse baixo custo e alta qualidade, com código aberto.
No evento de sábado, palestras, oficinas e mini cursos servirão para divulgar a suíte de aplicativos, além de colocar em debate a criação da Lei ODF em Santa Catarina, que define a obrigatoriedade da publicação de documentos no formato aberto por parte dos órgãos governamentais. O debate usará como referenciais os cases do Rio Grande do Sul e do Paraná, que já aprovaram a Lei.
Durante todo o dia acontece o II Hackday, uma oficina destinada a apresentar aos programadores os caminhos para se desenvolver novas funcionalidades no LibreOffice, e o resultado será disponibilizado à comunidade internacional.
Toda a programação é gratuita, e se desenvolve no Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC em Joinville.
CARAVANA
No dia 18, às 06h30, sai uma caravana de Florianópolis rumo ao II Encontro Catarinense de LibreOffice, e até terça-feira ainda havia sete vagas disponíveis. O retorno está programado para as 18h30, e o valor é de R$ 50,00 por pessoa.
Quem desejar se juntar ao grupo pode entrar em contato com Klaibson Ribeiro pelo e-mail klaibson@gmail.com.
SERVIÇO:
O que: II Encontro Catarinense de LibreOffice
Quando: Sábado, 18 de maio, das 09h00 às 18h00
Onde: Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, em Joinville.
Quanto: evento gratuito.