Acontece na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, às 10h00, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), o lançamento da segunda edição do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, que tem como objetivo democratizar a distribuição de recursos públicos para a área da cultura em Santa Catarina. Apesar da previsão de realização anual, o edital, lançado pela primeira vez em 2008 e atualizado para 2009, teve até hoje apenas uma edição.
Desde que assumiu a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, se empenhou para quitar as pendências da administração anterior, e deu início às negociações para garantir a efetivação do Edital, que em 2013 vai distribuir prêmios no valor de R$ 7,2 milhões a iniciativas das categorias de artes populares, artes visuais, dança, letras, música, patrimônio cultural e teatro.
Em abril deste ano, durante a assinatura dos contratos do Prêmio Catarinense de Cinema de 2012, que aconteceu no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), o secretário Beto Martins, bateu o martelo e anunciou o dia 8 como a data para o lançamento do Elisabete Anderle e da nova edição do Prêmio Catarinense de Cinema, que no total distribuirão R$ 10 milhões, sendo que o primeiro vale para 2013 e o de cinema deve ser pago no início de 2014. De acordo com Martins, nesta edição não devem acontecer imprevistos. “Tomamos todas as medidas de gestão para garantir o contingenciamento orçamentário e financeiro, e com isso os prazos podem ser rigorosamente cumpridos”, afirmou Martins.
Em 2011, por meio da Lei Nº 15.503, assinada pelo governador Raimundo Colombo, o Elisabete Anderle foi transformado em prêmio, e de acordo com o Artigo 2º, seria editado anualmente, mas já em 2012, justificado pelo impedimento do repasse de recursos em função do ano eleitoral (2012), o edital foi adiado para 2013.
Durante o evento, acontece também a posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual de Cultura.
O Que: Lançamento do Prêmio Elisabete Anderle e do Prêmio Catarinense de Cinema
Quando: 08 de maio (quarta-feira), às 10h00
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho, que fica à Rua Marechal Guilherme, 26 – Centro – Fpolis