La Paz sedia I Congresso Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária

De 17 a 22 de maio La Paz, na Bolívia, será palco do I Congresso Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária, que deve reunir mais de 600 representantes de todos os países do continente, entre pontos de cultura, centros culturais, coletivos de arte de rua, rádios e TVs comunitárias e uma serie de outras iniciativas culturais que brotam na sociedade civil. A organização do evento é composta pelo Teatro Trono – COMPA, representantes na Bolívia do Coletivo Latinoamericano Plataforma Puente Cultura Viva Comunitária (integrados por redes, organizações e coletivos nacionais latino-americanos) e pela Red Telartes (Bolívia)

São esperadas, também,  cinco caravanas culturais de grupos e redes vindos da América Central, Brasil, Peru, Colômbia e Argentina, totalizando mais de mil pessoas que estarão reunidas com o objetivo de fortalecer os processos de Cultura Viva Comunitária na América Latina e colocar em debate a necessidade de se instituir novos modelos de políticas públicas que apoiem e multipliquem estas iniciativas em todo o continente.

O Congresso é resultado da mobilização e articulação continental, desenvolvida na última década entre pontos de cultura de toda a América Latina, e no campo das iniciativas populares será uma oportunidade de dar espaço e visibilidade às mais de 120 mil atividades culturais e comunitárias que se desenvolvem no continente. Por meio de espetáculos, intercâmbios com organizações culturais, conferências, debates, feiras, oficinas e mobilizações de rua, a proposta do evento é mobilizar o maior número de pessoas envolvidas com a cultura, possibilitando o encontro entre experiências, organizações, redes e processos latino-americanos gerados em torno da Cultura Viva Comunitária.

Em relação às políticas públicas, um dos objetivos é discutir a necessidade de fortalecimento dessas iniciativas por intermédio de verbas governamentais, sustentando a necessidade de se destinar um percentual nunca inferior a 0,1% do montante do orçamento total de um país ao apoio às iniciativas culturais. Para colocar este assunto em debate, participarão do evento representantes dos legislativos e gestores públicos de diversos países, que devem compartilhar experiências e propostas com esta perspectiva.

O evento conta com o apoio de um conjunto de organizações sociais e o respaldo do governo da Bolívia, todos empenhados em articular, durante o Congresso, a aprovação da Lei Nacional de Apoio à Cultura Viva Comunitária.

Inscrições

No momento do credenciamento será cobrada uma taxa de 25 dólares (o que corresponde a aproximadamente R$ 50,00), com o objetivo de ajudar no custeio do evento, uma vez que toda a organização tem sido desenvolvida de forma colaborativa e praticamente sem recursos. Cada participante receberá um kit com programação, crachá de identificação, material com informações úteis sobre a cidade e mapa com o local das atividades.

Maiores informações sobre as atividades e horários do Congresso estão disponíveis em www.culturavivacomunitaria.org ou por meio de e-mail (emailinfo@culturavivacomunitaria.org)

A programação ainda está em construção.